Pages

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rosalba Ciarlini evitará confronto direto com Wilma de Faria

Rosalba GovernadoraQuem conhece Rosalba Ciarlini sabe que ela vai evitar o confronto direto com a ex-governadora Wilma de Faria que a atacou anteontem (22).

Um bate-boca agora só favorece Wilma que teme perder o PSB para o grupo da atual governadora e se descabela com o noticiário sobre o rombo nas finanças do estado atribuído ao governo dela.

Rosalba teve tempo para absorver o golpe antes de ser questionada pelos jornalistas locais, pois Wilma lhe chamou de despreparada e mentirosa quando ela participava do Fórum dos Governadores em Sergipe a caminho de Brasília.

A governadora evitou dar declarações públicas. Não houve sequer uma nota da assessoria de imprensa. E provavelmente não haverá. Mas deveria ter, afinal, é grave a acusação de que Rosalba faz "caixa", segundo Wilma. Caixa para o que?

Por enquanto, Rosalba vai deixar Wilma falando sozinha.

A resposta ficará a cargo dos aliados como Getúlio Rego (DEM) que ontem (23) aconselhava Wilma a calçar as sandálias da humildade. Coube ao parlamentar reforçar o discurso governista que a antecessora de Rosalba desarrumou as contas públicas estaduais.

Rosalba Ciarlini evitará polemizar com Wilma por duas razões: deve respeitar a liturgia do cargo - é a Chefe do Executivo - e manter distância do noticiário que especula sua saída do DEM rumo ao PSB ou outra legenda.

Mas ninguém pense que o episódio cairá no esquecimento, não.

Os ataques de Wilma de Faria deverão permanecer em estado latente. A qualquer hora, provavelmente via Twitter - essa novidade do debate político, surgirão fatos novos.

A verdade é que está em curso uma acomodação de forças partidárias por causa da eleição de Rosalba Ciarlini. Isso ocorreu em 2002 com a vitória de Wilma de Faria.

Agora o fenômeno acontece pela ascensão de Rosalba. Esse filme a gente já viu.

Se o PSB ou outro partido vai cair no colo de Rosalba, só o tempo dirá. É bom ficar atento ao debate sobre a reforma política em Brasília. Um novo arranjo de forças está sendo montado. E quem hoje é oposição aqui no estado pode virar político da base de apoio a Dilma Rousseff.

Com estados e municípios à beira do caos financeiro, o mais importante é garantir o fluxo dos recursos federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário