Pages

sexta-feira, 19 de abril de 2013

50 PMs do Bope fazem segurança de Barbosa em visita a presídio no RN

pm2

 

VIsita de Joaquim Barbosa foi confirmada pela PM e direção de Alcaçuz.
Chegada ao presídio está prevista para as 14h desta sexta-feira (19).

Pelo menos 50 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) farão a segurança do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa durante a visita que ele fará à Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Segundo a direção da unidade, a chegada de Barbosa está prevista para as 14h. “Ele deve ir ao Pavilhão 1 ou ao 2, que são os mais próximos do setor administrativo”, afirmou Dinorá Simas. O efetivo que fará guarda do ministro foi confirmada pelo próprio comandante do Bope, tenente-coronel Marcus Vinícius.

Barbosa visita o estado para avaliar os resultados obtidos no mutirão carcerário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do RN. Desde o dia 2 de abril, os juízes visitam várias instalações prisionais do estado.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (18). Mais de 30 policiais do Batalhão de Choque, juntamente com os agentes penitenciários que trabalham no local, realizaram uma revista nas mais de 30 celas do Pavilhão 1, onde estão custodiados 180 homens condenados pelos mais diversos crimes.

Segundo a diretora Dinorá Simas, foram encontrados 18 facas artesanais, 16 aparelhos celulares, 15 trouxinhas de drogas, duas balanças de precisão, vários carregadores e vários chips para celular. O objetivo da revista, segundo a PM, além da tentativa de encontrar aparelhos celulares, armas, drogas e outros objetos que não são permitidos, foi justamente para garantir a segurança do ministro Joaquim Barbosa.

Sem dignidade

bar1Nesta manhã, o presidente do STF criticou o sistema penitenciário potiguar. De acordo com o ministro, “as unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana”.

Durante a manhã, Barbosa visitou a vara de Execuções Penais e a sala do mutirão no fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Em seguida, o ministro foi à Governadoria onde teve uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. O ministro classificou o sistema penitenciário potiguar como caótico. “A situação é caótica. A situação do sistema do Rio Grande do Norte é uma das mais graves do país”, afirmou.

Alcaçuz

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 705 homens, além de outros 398 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.   Fonte G1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário