Pages

quarta-feira, 21 de março de 2018

Representantes do IDIARN participam de encontro regional na Bahia

Durante o encontro foram apresentadas ações desenvolvidas pelo IDIARN em combate à praga Cochonilha do Carmim
Um encontro na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, reuniu integrantes dos Órgãos de Defesa Agropecuária de vários estados do Nordeste. O objetivo foi traçar uma estratégia comum entre os estados para a convivência com a praga Cochonilha do Carmim. A praga chegou ao Nordeste brasileiro por Pernambuco e se espalhou de forma rápida por alguns estados.

Representando o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), participaram do encontro o Diretor de Defesa e Inspeção  Sanitária Vegetal, Magnos Lacerda, e Max Welber, Fiscal Estadual Agropecuário. Eles apresentaram também uma palestra aos representantes dos outros estados sobre as medidas utilizadas no RN na luta contra a praga. 

“A iniciativa do IDIARN, no Rio Grande do Norte foi de grande importância para prevenção da praga nas plantações. Outros estados onde a Cochonilha do Carmim atuou utilizaram da nossa experiência para o combate, e agora, servimos de exemplo para toda região Nordeste”, destacou Magnos Lacerda.


Um acordo foi firmado entre os representantes da região Nordeste para que os outros estados façam a utilização do método aplicado no Rio Grande do Norte. A expectativa é que o combate e a convivência com a praga seja rápido e eficaz como aconteceu por aqui.

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), vem realizando a distribuição de raquetes de palma forrageira para agricultores do Rio Grande do Norte. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira no RN, por meio do Governo Cidadão.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), órgãos vinculados à Sape, participam diretamente de toda ação, oferecendo suporte logístico, assistência técnica e extensão rural aos produtores.

Um trabalho de educação sanitária também é realizado nas cidades aonde acontecem as entregas das palmas com os produtores para ensinar desde o plantio a manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário