Pages

quinta-feira, 15 de março de 2018

Sethas-RN prepara equipes para visitas de casa em casa no programa Criança Feliz

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) iniciou essa semana mais uma etapa de capacitação do programa Criança Feliz para os supervisores dos municípios que iniciaram recentemente o programa ou que estão para iniciar. O curso está sendo realizado na Escola de Governo e segue até a sexta-feira (16). Estão sendo capacitados os técnicos que supervisionarão as equipes que vão acompanhar, de casa em casa, as famílias em situação de risco social em 32 municípios potiguares como Touros, Montanhas, Nova Cruz e Caraúbas. No Rio Grande do Norte, o programa Criança Feliz já conta com a adesão de 135 prefeituras, das quais 120 já iniciaram as visitas domiciliares, atendendo cerca de 13 mil crianças e 1,9 mil gestantes.

O tema dessa da capacitação é “Guia de Visitas Domiciliar” que tem o objetivo de auxiliar os supervisores municipais a iniciarem o programa em seus municípios e repassarem o conteúdo para os visitadores, que são os responsáveis por acompanhar as famílias. Serão abordados assuntos como: a importância da primeira infância, a rede socioassistencial, o programa criança feliz, além de compreensões sobre o território, os equipamentos da assistência social e a intersetorialidade e a integração de ações com as demais políticas públicas de saúde, educação, habitação e segurança.

“Estamos trabalhando para quebrar o famigerado ciclo intergeracional de pobreza no qual pais pobres, sem instrução, terminam por não cuidar adequadamente do desenvolvimento e da educação de seus filhos e isso os condena a seguir na pobreza, herdando a pobreza dos pais. O nosso objetivo é evitar que isso aconteça. Como? Orientando e levando cuidados para que a criança se torne um adulto saudável, instruído, com plena capacidade cognitiva, capaz de estudar, de se formar, trabalhar e melhorar a vida dele e da sua família. E isso tudo começa na primeira infância que é o foco do programa Criança Feliz”, explicou o secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo.

A supervisora do programa em Touros, Luciana de Farias, está participando da capacitação e avalia como essencial o conteúdo abordado para o desenvolvimento do programa no município. “O programa já começou a ser executado, estamos acompanhando 150 famílias. Essa capacitação vai nos ajudar a aprimorar o processo de visitação pelas nossas equipes. Vamos criar novas metas e melhorar os atendimentos para fortalecer a relação coma as famílias beneficiadas”, contou.

Já o município de Tangará não começou as visitas domiciliares, mas com a capacitação oferecida pela Sethas, o município terá condição para iniciar as visitas. “Essa capacitação vai nos dar um direcionamento mais ativo que poderemos utilizar o mais rápido possível para iniciar o processo de visitação até o final de março. Iremos acompanhar 100 famílias. Então, queremos levar o máximo de conteúdo para nossos visitadores”, explicou a supervisora do município, Virgiane Oliveira.

O programa Criança Feliz é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e coordenado pelo Governo Estadual por meio da Sethas. É executado pelos municípios e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário