Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2019

AGRICULTORES DE IELMO MARINHO PARTICIPAM DA 2ª JORNADA DE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

A “Jornada de Manejo Integrado de Pragas (MIP) de Agosto” teve início nesta segunda-feira (26), no Distrito de Umari, em Ielmo Marinho. A jornada é uma ação do Governo do Estado, por meio da Emater-RN com o Projeto Governo Cidadão, utilizando recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. 

O município de Ielmo Marinho é o segundo maior produtor de abacaxi do estado. A primeira etapa da jornada ocorreu em julho com uma oficina teórica. A segunda etapa foi uma ação prática no Sítio São Lucas, do produtor de abacaxi José Muritan da Silva, onde os agricultores puderam conferir frutas contaminadas por pragas e como prevenir e tratar. 

O sistema de manejo de pragas associa o ambiente e a dinâmica populacional da espécie plantada, utiliza todas as técnicas apropriadas e métodos de forma tão compatível quanto possível e mantém a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico a cultura do agricultor. 

Durante a atividade de campo o engenheiro agrônomo/pesquisador da Embrapa - Tabuleiros Costeiros, Marcos Moreira, explicou sobre as mudas biotecnologicas. Falou da importância do planejamento que começa antes da plantação e segue até a venda da colheita. Entre os temas abordados: produtos de pulverização, análise do solo, adubos biológicos e químicos. Explanou sobre os tipos de pragas como cochonilha, fusariose, broca-do-fruto e Broca-do-talo. 

O evento foi organizado pelo Regional da Emater-RN de São Paulo do Potengi com o escritório de Ielmo Marinho em parceria com a secretária Municipal de Agricultura de Ielmo Marinho. 

Nesta terça-feira (27), será realizada uma atividade de formação para os extensionistas da Emater-RN de Assú e Mossoró e agricultores da região. Na quarta-feira (28), será realizada uma atividade prática com a jornada de campo no Distrito Irrigado do Baixo Açu – DIBA. Na quinta-feira (29) e sexta-feira (30) a jornada será em Touros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário