Com a provável saída do atual presidente Michel Temer (PMDB) para ser candidato a vice de Dilma Rousseff, potiguar assumiria presidência da Câmara.
Líder da maior bancada da Câmara Federal, o deputado Henrique Eduardo Alves (PDMB) poderá assumir um dos cargos mais importantes a nível nacional: o comando da maior casa legislativa do país: a Câmara Federal.
A possibilidade surgiu após a negativa de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de acompanhar Dilma Rousseff como seu vice na campanha presidencial de 2010, e o nome de Michel Temer (PMDB), atual presidente da Câmara dos Deputados, ser mencionado pela candidata para ocupar a vaga.
Um conjunto de fatores favorece Henrique. O principal é a sua atuação destacada como líder da maior bancada de um dos partidos mais fortes da Casa. Apesar de considerar cedo a discussão sobre o assunto, o vereador Hermano Morais (PMDB), acredita que a probabilidade de Henrique assumir é grande graças à sua experiência como parlamentar.
Se ele contar com o apoio de Temer, será um candidato a presidente praticamente imbatível, defende o vereador. “Ele tem todos os méritos para ocupar a vaga. A experiência acumulada pelo deputado Henrique, que está no seu 12º mandato e tem a responsabilidade de liderar a maior bancada da Câmara, com mais de 100 parlamentares, ele está mais do que credenciado para assumir a presidência”, opinou Hermano.
Para o peemedebista, mesmo com uma representação pequena a nível federal - apenas oito deputados - o Rio Grande do Norte, tem conseguido se atuação destacada na Câmara Federal. “Se Henrique for eleito, será um episódio político histórico importante para o nosso estado, com repercussão para o Rio Grande do Norte, pois ele terá muito mais poder político para ajudar nas ações que possam fomentar o desenvolvimento do Estado”, avaliou.
O crescimento do partido é outra perspectiva que se abre com a eleição de Henrique Alves. “Ele certamente irá corresponder às expectativas do PMDB em nível nacional, e no fortalecimento da legenda no Estado. Ele terá mais responsabilidade e condições políticas para ajudar no crescimento do nosso partido, que deverá continuar muito forte na Câmara Federal, o que facilitará a eleição do deputado. E ele terá estatura política para reivindicar mais a favor do nosso estado”, disse Hermano.
A opinião do vereador é reforçada pelo seu colega de legenda, o deputado estadual Walter Alves (PMDB). "Henrique Alves tem todas as condições de presidir a Câmara Federal. Se isso vier a se concretizar, será muito bom para o Rio Grande do Norte"
Nenhum comentário:
Postar um comentário