Pages

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Rosalba Ciarlini vai buscar apoio do Ministério da Saúde para equipar Hospital da Polícia

Governado..[1]As obras de reforma e ampliação do Hospital Central Coronel Pedro Germano (HCCPG), mais conhecido como Hospital da Polícia, foram visitadas na manhã desta quarta-feira (06) pela governadora Rosalba Ciarlini. Ela foi recebida pelo comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, e pelo diretor de Saúde da Polícia Militar, Cel. Roberto Galvão, para, em seguida, assistir a uma apresentação sobre a unidade hospitalar.

De acordo com o Cel. Galvão, o HCCPG possui hoje o segundo maior ambulatório público do estado, ficando atrás, apenas, do Hospital Universitário Onofre Lopes, além de ser referência no atendimento a autoridades que visitam o Rio Grande do Norte. Porém, o hospital precisa de auxílio do Governo para reorganizar sua estrutura.

O diretor de Saúde da PM aproveitou a oportunidade para solicitar à governadora a possibilidade de realizar concurso público para contratação de oficiais ligados à área da saúde, promover uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde Pública – Sesap e da Segurança Pública e Defesa Social – Sesed para fornecer mão de obra que atue na área administrativa, além de solicitar recursos tanto para a compra de equipamentos quanto para a obra, que ainda precisa de R$ 600 mil para ser finalizada.

Rosalba se mostrou sensível à situação. “Nem tudo a gente vai poder fazer, nem tudo vai ser como a gente quer, mas temos que priorizar algumas coisas, entre elas, a saúde”, disse a governadora para, em seguida, se dirigir à secretária de Estado da Infraestrutura, Katia Pinto, que acompanhava a visita, e solicitar que analise a solicitação para liberar a verba que falta.

Sobre a questão dos equipamentos, Rosalba Ciarlini falou que, em breve, viajará a Brasília e pode pedir uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para fazer a solicitação. Em seguida, a governadora parabenizou a equipe e seguiu a visita às instalações que ainda estão em obras.

Acompanharam também a governadora Rosalba Ciarlini no Hospital Central Coronel Pedro Germano os secretários de Estado da Saúde, Domício Arruda; da Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha; e da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; além dos deputados estaduais Getúlio Rêgo e Vivaldo Costa.

OBRA

Com a conclusão da obra, o hospital passará de 84 a 130 leitos; a UTI Adulto, que funciona atualmente com três leitos, passará a ter nove; e a UTI Neonatal aumentará de cinco para oito leitos. Além das salas de cirurgias, que passarão de duas para sete.

O Centro Clínico já existente também será ampliado, beneficiando a população com os serviços de nutrição, farmácia de manipulação, departamento odontológico e a automação do laboratório de análises clínicas. A unidade vai ganhar, ainda, o Complexo Materno Infantil.

Para o diretor do Hospital da Polícia, Cel. Kleber Cavalcanti, a maior dificuldade de trabalho é o número reduzido de profissionais na área médica. “Hoje temos um número alto de oficiais em funções administrativas em prejuízo das funções assistenciais”, disse, reforçando a necessidade de uma parceria entre a Sesap e a Sesed para fornecer mão de obra que atue na área administrativa da unidade.

HOSPITAL DA POLÍCIA

O Hospital da Polícia foi inaugurado em agosto de 1963 e através da Lei Orgânica do SUS, em 1988, foi extinta a demanda através do IPE. Com isso, a unidade passou a atender toda a população que o procura, além dos militares e dependentes.

Em 2010, o Hospital Central Coronel Pedro Germano – Hospital da Polícia atendeu cerca de 70 mil pessoas com consultas especializadas e realizou 82 mil exames laboratoriais. A Residência Médica que lá funciona já está formando a quinta turma, mas a intenção é passar para a Residência Multiprofissional. A unidade também contribui com a formação acadêmica em parceria com a UFRN, UNP e UERN, através de estágios permanentes.

Entre as várias contribuições do Sistema Único de Saúde – SUS, a unidade hospitalar trabalha com o controle de natalidade, é referência do estado no teste do pezinho e é considerado Hospital Amigo da Criança desde 2000. Além de ser uma porta aberta para o SUS, na urgência e emergência aqui no RN. Para a governadora Rosalba Ciarlini, esse atendimento deve ser ampliado, já que é notória a qualidade dos serviços que são oferecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário