Os três estudantes ganhadores do Prêmio Caern de Redação, Maria Luíza Dos Santos Dantas, Vítor Emanuel Da Fonseca Rocha e Ívinna Ellionay Alves Dos Santos receberam na manhã desta sexta-feira (14), das mãos da governadora Rosalba Ciarlini, a premiação relativa ao primeiro lugar do concurso promovido pelo Governo do RN através da Caern, Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
O Prêmio Caern de Redação mobilizou estudantes matriculados em 148 escolas de 44 municípios norte-rio-grandenses. Foram mais de 300 textos recebidos de estudantes de todo o estado nas categorias I (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), II (7º,8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e III (as três séries do Ensino Médio).
“Estamos diante de jovens que, através do seu potencial e inteligência, conseguiram colocar em uma singela cartinha valiosas lições sobre a importância da água. Essa premiação tem um gosto especial para mim, pois foi aberta para estudantes das escolas particulares, mas tivemos como ganhadores das três categorias alunos de escolas públicas”, comemorou a governadora Rosalba Ciarlini.
Os textos do gênero carta foram selecionados por uma equipe de professores do projeto“Descomplicando a Língua” e técnicos de várias áreas da Companhia. “Quero agradecer a todos pelo empenho para a realização desse concurso, em especial a equipe da Assessoria de Comunicação que teve uma grande dedicação com este projeto”, afirmou o diretor presidente da Caern, Yuri Tasso.
Cada aluno vencedor recebeu um tablet e mais R$ 1 mil; o professor orientador, um tablet, e a escola campeã, um troféu referente à conquista. Para a governadora abordar questões relacionadas ao manejo e aproveitamento da água entre os jovens é salutar. “O nosso estado tem 95% de sua área em região semi-árida, o que faz com que a água seja considerada tão valiosa quanto ouro. Água é uma riqueza para quem sofre com a falta desse bem tão precioso, precisamos despertar os jovens quanto à conservação desse bem”, disse a governadora.
Prêmio de Fotografia Caern 2013
Durante a solenidade de premiação, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou para o próximo ano o Prêmio de Fotografia Caern 2013, Retratos da Água, que será lançado em junho.
De acordo com o diretor presidente da Caern, Yuri Tasso, a meta é que a instituição faça o lançamento de novos prêmios com foco em diferentes áreas. “Esperamos que a Caern mantenha o seu ritmo de crescimento e assim poderemos estudar novas formas de promover concursos culturais e apoiar iniciativas ligadas à produção de conhecimento”, afirmou Yuri Tasso.
Durante a etapa de recebimento das redações, a fanpage do concurso, lançado em 26 de junho, (www.facebook.com/premiocaern) registrou 16.458 visualizações e o site oficial do certame (www.premiocaern.blogspot.com) computou 9.231.
Conheça os vencedores
Matriculada na Escola Estadual Presidente Kennedy, em Natal, MARIA LUÍZA DOS SANTOS DANTAS é a vencedora na Categoria I, destinada a estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Aluna do 5º ano, ela foi orientada pela professore polivalente Rivanda Medeiros de Macedo Silva. A Carta foi enviada para a Caern pela diretora da instituição, Maria Gorete Nobre Silva.
Quem venceu na Categoria II, que abrange alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental foi VÍTOR EMANUEL DA FONSECA ROCHA, integrante do 9º ano da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, em Mossoró. A professora Anne Shirley, de Língua Portuguesa, foi a orientadora do trabalho, encaminhado à Companhia, pela diretora Maria de Fátima Rocha da Nóbrega.
A primeira colocada na Categoria III – que envolve estudantes do 1º, 2º e 3ºanos do Ensino Médio, foi ÍVINNA ELLIONAY ALVES DOS SANTOS, aluna do 1º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Nova Cruz. Ela foi orientada pela professora de Língua Portuguesa, Elis Betânia Guedes da Costa. A Carta foi remetida pela Caern pelo diretor do estabelecimento de ensino, Djeson Mateus Alves da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário