A Secretária Executiva do Gabinete Civil do Estado e coordenadora do Programa RNVida, Sonali Rosado, recebeu na manhã desta sexta-feira (14) representantes da área de saúde e integrantes de comunidades terapêuticas, em um seminário sobre as reações das drogas.
O primeiro palestrante, o médico Adriano Araújo, falou sobre a dependência química, o que a provoca, quais as substâncias e como ela acontece. “Com a dependência, o indivíduo passa a não ser mais capaz de basear suas decisões nas consequências. O dependente tem que perceber que isso é uma doença e deve ser tratada. A pessoa precisa se reorganizar para não cair na tentação”, esclareceu o palestrante.
O representante da SAMU, Dr. José Carlos, explicou os conceitos básicos dos primeiros socorros e as atitudes comportamentais, para ajudar um dependente que esteja precisando de alguma ajuda médica. “O primeiro passo é manter a calma. É preciso ser ágil e seguro para não se tornar outra vítima. E lembrar-se de sempre chamar a SAMU”, disse Dr. José Carlos.
Durante o seminário, participantes lembraram a importância do Programa RNVida. Para a promotora Danielle de Carvalho Fernandes Andrade, o projeto tem uma fundamental importância, por oferecer às comunidades a oportunidade de se capacitar e poder prestar um serviço adequado e com mais qualidade. “A partir do momento que as comunidades são incentivadas, elas passam a ser mais exigidas em relação aos resultados, e aí podemos ver a necessidade das pessoas que trabalham com os dependentes de se capacitarem”,comentou a promotora.
O presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas, Dr. Marcone Brito, lembrou que o Rio Grande do Norte estava necessitando de uma ação como essa. “Desde 1989, essa é a primeira atitude positiva que vejo um governo estadual em relação ao combate às drogas. Acredito que agora demos um passo importante, assim, é preciso uma equipe técnica que saiba tratar e receber os viciados para que não ocorra recaída”, falou Dr. Marcone Brito sobre a importância do RNVida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário