Entidades lançaram documento sobre convivência com as secas
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), por intermédio do seu presidente José Geraldo Medeiros da Silva e de um grupo técnicos, participou na manhã de ontem (14), do lançamento do documento “O Produtor Rural e o Rio Grande do Norte Semiárido – Sugestões para conviver melhor com as secas”, elaborado pelo Sebrae/RN. O lançamento aconteceu no Espaço Kátia Abreu, do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
Além do lançamento do documento, o diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio, fez uma exposição sobre o Projeto Sebrae no Semiárido, abordando a execução do “Projeto de Apoio à Gestão e Convivência com o Semiárido”. Estavam presentes à solenidade o presidente do Conselho do Sebrae/RN, empresário Silvio Bezerra, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Vieira, da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Júnior Teixeira e os superintendentes do Sebrae, José Ferreira de Melo e da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura, Orlando Procópio.
No documento de 170 páginas, são citadas diversas tecnologias desenvolvidas ou recomendadas pela EMPARN, como o “Cultivo de Coqueiro no Rio Grande do Norte”, de autoria de José Simplício Holanda e outros pesquisadores, como também trabalhos desenvolvidas em parceria com a EMATER-RN, Embrapa e UFRN. Na série de sugestões para conviver melhor com a seca, a EMPARN oferece vários pacotes tecnológicos que faz chegar ao pequeno produtor rural por meio de apostilhas, dias de campo e do Circuito de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar, como é o caso recente da tecnologia da palma adensada e irrigada, que foi apresentada em dia de campo em fevereiro, realizado na Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário