Pages

sexta-feira, 10 de março de 2017

Núcleo de Saúde Reprodutiva terá atividades descentralizadas para todas as UBS para fortalecer atendimentos nas comunidades

O “Núcleo de Saúde Reprodutiva” terá suas atividades distribuídas para todas as 17 Unidades de Saúde da Família de Currais Novos com o objetivo de oferecer à população melhor atendimento em seus bairros, além de fortalecer a rede de atenção à saúde. Com essa preocupação da Prefeitura de Currais Novos e Secretaria Municipal de Saúde em assegurar o direito à uma saúde de qualidade e garantir os princípios do SUS no atendimento da saúde reprodutiva para as mulheres, essa descentralização foi cuidadosamente pensada para melhor atender à população, o que evitará também o deslocamento de pacientes entre áreas distantes à sua moraria. Para a secretária municipal de saúde, Rosário Bezerra, “a redistribuição dos profissionais da equipe do Núcleo para as UBS fortalecerá à atenção básica”. “Tivemos o cuidados de nos reunir com a equipe e decidir de forma respeitosa e democrática como se daria a redistribuição das profissionais”, comentou.

 

MAIS ATENDIMENTOS

Com essa descentralização, as 17 Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos fortalecerão atendimentos como: Acolhimento e aconselhamento, pré-natal de baixo risco, exames preventivos, prevenção do câncer de mama, planejamento reprodutivo com distribuição de métodos contraceptivos, atenção ao climatério e menopausa, grupos de gestantes, e a inserção do DIU também passará a ser realizada nos postos de saúde. Procedimentos como pré-natal de alto-risco, colposcopia e coleta de material para biópsia do colo do útero serão feitos na rede de atenção especializada como Policlínica, Ambulatório Hospitalar e clínicas particulares contratadas pelo município. As mamografias continuarão no mesmo espaço em que funcionava o Núcleo, bem como outros serviços que serão implantados para fortalecer a saúde do idoso, da criança, do adolescente e do homem.

         A Secretaria Municipal de Saúde ressalta, portanto, que a população feminina não ficará desassistida com essa descentralização, e não haverá, sob qualquer hipótese, prejuízos, bem como a falta de assistência à população atendida pelo Núcleo, pois os atendimentos continuam sendo ofertados não apenas em um único espaço, mas em todas as 17 Unidades de Saúde, policlínica e clínicas conveniadas.

Nenhum comentário: