Pages

quinta-feira, 2 de março de 2017

Robinson conhece ZPE chinesa e propõe parceria comercial com RN

Visita ZPE Chinesa 1O governador Robinson Faria e a comitiva potiguar em missão comercial na China visitaram, nesta quinta-feira, o Parque Nacional de Alta Tecnologia Industrial de Suzhou, que abriga uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) que recebe produtos de outros países e os processa para a distribuição na China. A ZPE de Suzhou, junto com outras zonas econômicas especiais, é apontada como viabilizadora do crescimento da produção industrial na China.

“Foi uma visita muito importante dentro da nossa missão comercial na China, porque além de termos conhecido e compreendido o funcionamento desta área, fizemos contatos importantes, em que pudemos apresentar as potencialidades do Rio Grande do Norte, especialmente no que diz respeito à exportação de frutas, peixes, camarão e alimentos em geral, e percebemos um grande interesses dos chineses especialmente pela localização estratégica do nosso Estado”, afirmou o governador, a respeito da visita.

O governador destacou que o contato com empresários da ZPE chinesa poderá representar a abertura de um importante mercado para as empresas do RN. Na ocasião, Robinson Faria convidou os chineses para conhecerem a produção de fruticultura local, e falou ainda sobre a produção de minérios e a construção do Terminal Pesqueiro. A comitiva do RN também expôs aos chineses a consolidação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante como o que mais exporta no Nordeste.

“Temos tido uma excelente receptividade em nossa missão comercial na China. A fábrica de elevadores Canny, por exemplo, já é uma das potenciais investidoras. Estamos em missão para captar investimentos que gerem recursos, emprego e renda para nosso Estado”, relatou o chefe do Executivo Estadual.

Energia Solar

Nos últimos dias, Robinson Faria assinou um protocolo de intenções para instalação da Chint Eletrics Co no RN, maior indústria de energia fotovoltaica da China e uma das maiores do mundo.  O governador visitou fábricas da Chint e manteve reuniões de trabalho e planejamento com executivos da companhia. A comitiva do Governo é composta pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, pelo Secretário Adjunto do Gabinete Civil, Flávio Oliveira, pelo diretor presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos e por diretores da Federação das Indústrias do RN (Fiern). O deputado federal Rafael Motta também acompanhou parte dos compromissos na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário