Pages

sexta-feira, 15 de abril de 2011

BLOG RECEBE E-MAIL DE LEITOR DE NATAL DENUNCIANDO DESCASO NA COMUNIDADE BRASIL NOVO VEJAM E-MAIL ABAIXO RECEBIDO

COMUNIDADE BRASIL NOVO NO BAIRRO PAJUÇARA NATAL/RN SOFRE COM DESCASOJunior_Santos_jpg_295x186_crop_upscale_q95A comunidade Brasil Novo (localizada no bairro Pajuçara) sofre todos os dias com a situação precária que se encontram as ruas do bairro. Lá não existe pavimento algum e com a chegada das chuvas o problema só se agrava. A prefeitura de Natal, que já foi procurada várias vezes pelos moradores e representantes da comunidade, não conseguiu até agora resolver os problemas.

As obras de drenagem das águas pluviais no local, que tinham sido começadas em 1999 e foi embargada no ano seguinte (2000), pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentávele Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), não foram recomeçadas até então.

Segundo o morador e representante do Conselho Comunitário da Comunidade Brasil Novo, Sidney Marques (Sidão), no dia 15 de outubro de 2009, a Prefeitura de Natal conseguiu retirar esse embargo, e o então titular da Semurb, Kalazans Bezerra, se comprometeu em continuar as ações no bairro, mas isso não aconteceu.

Em março deste ano (2011), o secretário de Obras, Demétrio Torres, alegou que não havia verba para continuar as obras.

Agora, o atual secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), Dâmocles Pantaleão Lopes Trinta, que já foi procurado por Sidão, não esbouçou nenhuma definição em relação aos problemas enfrentados pela população.

Ainda segundo o representante da comunidade, o Anel Viário que lá existe, está muito danificado, e as atividades da Urbana estão comprometidas por causa da dificuldade de acesso ao local. “Os problemas que estamos sofrendo, simplesmente pioram muito quando chove, porque traz bastante transtorno para nós. A água invade a casa do povo, as avenidas estão com as bocas-de-lobo tampadas. Elas só serão retiradas quando a obra for retomada”, ressaltou Sidney Marques.

“O ônibus que faz a nossa linha aqui, da empresa Guanabara, não está passando na Avenida Açude de Santa Rita de Cássia. Eles alegam que não têm condição de transitar porque as crateras são muitas e que os serviços podem acabar de vez”, diz Jeferson Andrade, morador da comunidade.

Saúde

Outro problema muito sério enfrentado pela população do conjunto Brasil Novo, no bairro Pajuçara, é a falta de assistência médica. A população está sem atendimento já faz um tempo, e o posto mais próximo fica no conjunto Parque das Dunas, distante 3 km. Lá, é apenas um médico para atender três áreas.

Segundo moradores a área descoberta é grande. “A prefeitura tinha uma equipe que trazia serviços de saúde à população através de uma Unidade Móvel chamada “Expresso da Saúde”, mas o serviço foi cortado e a secretaria até hoje não deu nenhuma solução”, concluiu Sidney.

Por Milena Chaves

--
Com meus cumprimentos,
JEFERSON ANDRADE DA SILVA
(84) 8716-3094

Nenhum comentário:

Postar um comentário