Pages

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mineiro constata o abandono em órgãos públicos em Natal

"Além de lixo e buracos nas ruas, constato o abandono dos equipamentos e serviços públicos", relata o parlamentar.

Foto: Deputado Fernando Mineiro

O deputado Fernando Mineiro esteve em vários bairros de Natal com o intuito de ver de perto a situação em que se encontram os prédios e obras públicas da cidade. Nos últimos dias 12 e 13 (terça e quarta-feira), o parlamentar visitou Cidade da esperança, Igapó, Mãe Luíza, Conjunto Praiamar, Conjunto Cidade do Sol, Vale Dourado, Nossa Senhora da Apresentação e Parque dos Coqueiros. "Quero conhecer os problemas de perto para elaborar propostas", declara o parlamentar.

"Além de lixo e buracos nas ruas, constato o abandono dos equipamentos e serviços públicos", relata o parlamentar. À convite dos Núcleo do Partido dos Trabalhadores de Cidade da Esperança, Mineiro esteve no bairro na terça-feira, 12. 

Mineiro  visitou a Central do Cidadão e a Unidade de Saúde da Cidade da Esperança. Segundo ele, a Central, que deveria ser mantida pelo Governo do Estado, foi fechada por Rosalba Ciarlini. O órgão oferecia cursos e serviços à população. "Existe uma boa estrutura, de áudio e salas diversas, mas o prédio está abandonado", conta.

Na Unidade de Saúde, a situação é ainda pior. Localizada ao lado de um lixão, está tomada pelo mofo em quase todo o prédio, inclusive na sala de esterelização e sala das vacinas (foto abaixo).  "Uma autoclave aguarda há oito anos para ser instalada na Unidade de Saúde de Cidade da Esperança", conta Mineiro. 

Na quarta-feira, 13, Mineiro prosseguiu suas visitas. No posto de saúde de Bela Vista, em Igapó, ele constatou que a unidade nunca passou por uma reforma e funciona em uma estrutura pré-moldada de 1988. Devido à falta de profissionais, medicamentos e, até mesmo, de blocos receituários, várias ações de saúde básica deixam de ser feitas no PS. 

No Vale Dourado, a situação se repete. Não existem médicos em nenhuma das três equipes do Programa de Saúde da Família do bairro e nem no Posto de Saúde. O PSF do Parque dos Coqueiros, por sua vez, está sem diretor e sem médicos em duas das quatro equipes, assim como agentes comunitários de saúde e dentistas, além de sofrer com a falta de medicamentos e de blocos receituários.

Em Planície das Mangueiras, uma das três equipes está sem clínico geral e várias ações básicas estão prejudicadas. 

Devido ao cancelamento da parceria da Prefeitura do Natal com a ONG Bem Estar-Familiar (Benfam), as ações de planejamento familiar nos bairros foram canceladas.

"Visitar as unidades de saúde de Natal é se deparar com a falência múltipla dos órgãos administrativos e com o desamparo da população. Encontro muitos servidores angustiados e adoecidos com a situação de abandono", conclui Mineiro.

Central do Cidadão de Cidade da Esperança abandonada pelo Governo Rosalba. Foto: Fernando Mineiro

Lixão ao lado da Unidade de Saúde de Cidade da Esperança. Foto: Fernando Mineiro

Autoclave que espera há oito anos para ser instalada na Unidade de Saúde. Foto: Fernando Mineiro

Dependência do Posto de Saúde de Bela Vista, em Igapó. Foto: Fernando Mineiro

Teto da sala de fisioterapia do Posto de Saúde de Vale Dourado. Foto: Fernando Mineiro

Posto de Saúde de Parque dos Coqueiros. Mofo no teto e nas paredes. Foto: Fernando Mineiro

Caixa de esgoto estourada na entrada da Unidade Mista de Saúde de Mãe Luíza. Foto: Fernando Mineiro

assessoria do deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário