Pages

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cadastro turístico facilitará lucro com a Copa da Fifa

As cidades-sede da Copa da Fifa 2014 receberão milhares de turistas no período. A estimativa para Natal gira em torno de no mínimo 60 mil, apenas de estrangeiros. E para o comerciante ou empresário lucrar com o evento, o credenciamento no Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) é fundamental. O cadastro é uma iniciativa do Governo Federal, e no estado é gerenciado pela Secretaria de Estado do Turismo.

Os órgãos oficiais das três esferas do poder público passarão a incentivar o visitante nacional ou estrangeiro a frequentar preferencialmente estabelecimentos credenciados no Cadastur. “Já iniciamos contatos com agências de viagem, consulados e entidades para direcionarem os turistas a utilizarem os serviços prestados por empresas credenciadas no Cadastur, pois estas empresas adotam procedimentos que são uma garantia legal do serviço prestado”.

O secretário de Estado do Turismo, George Lima, reforça ainda que a portaria do Ministério do Turismo regulamentando o Cadastro foi publicada no último 4 de dezembro e entra em vigor no próximo dia 4 de março. Semana passada o secretário viajou a Brasília para verificar junto ao MTur, entre outros assuntos, a oferta de infraestrutura disponibilizada à fiscalização do Cadastur, prometida pelo órgão.

A Setur RN é conveniada ao Ministério não só para coordenar, mas também fiscalizar esse cadastro no Rio Grande do Norte. Por isso, a Secretaria fará em Brasília a capacitação de agentes para começar iniciar essa fiscalização. Somente após esta capacitação e assinatura de convênios com outros entes locais será possível a fiscalização de forma eficiente.

A pretensão da equipe da Setur é chegará ao mês de maio com o cadastro das empresas em todos os municípios com potencial turístico atualizado e disponibilizado para todos através da internet. "O objetivo é ser parceiro de todos que trabalham com o turismo no estado, ajudando a legalizar seus empreendimentos. Este cadastro será imprescindível para os empresários buscarem as linhas de crédito já disponíveis, como a do BNB, que possui R$ 108 milhões para a atividade”, concluiu George Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário