Pages

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Presidente da EMPARN fará visita ao México Missão técnica começa amanhã e vai até o dia 27

O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), José Geraldo Medeiros da Silva, segue neste sábado (15) para o México, como membro da comissão do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA) na “Missão Técnica ASBRAER Brasil – México 2014”.   A programação de viagem, que terminará no dia 27 de fevereiro, tem na sua agenda encontros técnicos com pesquisadores, produtores, associações e órgãos governamentais.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), que tem mantido nos últimos anos um programa de missão técnica ao exterior, vem estendendo a participação a outras entidades, tornando-as mais diversificadas. Participam também os presidentes de empresas de pesquisa agropecuária do Nordeste e de outras regiões e das instituições de assistência técnica e extensão rural (ATER).

ENCONTROS

Destaque para os encontros que ocorrerão na Universidad Autónoma Chapingo, que atua na área agropecuária e desenvolve pesquisas com cactáceas, e com os produtores de Nopal (Opuntia), gênero da família das cactáceas. O presidente da EMPARN é trabalha com pesquisas em cactáceas do semiárido nordestino, com vários trabalhos publicados no Brasil e exterior.

Os primeiros encontros técnicos acontecerão na manhã e na tarde de segunda-feira (17), no Centro Internacional de Milho e Trigo, na Universidade Autônoma de Chapingo. Na terça-feira, a missão brasileira estará na cidade de Culiacán, para encontros técnicos nos ejidos (centros populacionais com personalidade jurídica, com o objetivo de explorar coletivamente a terra), no estado de Sinaloa. Na quarta-feira (19), a comitiva vai visitar a Expoagro Sinaloa, uma grande feira agropecuária.

Na quinta-feira (20), a missão estará em Guadalajara, para encontros técnicos com produtores de Maíz e apreciação de uma nova zona tequilera. No mesmo dia, à tarde, acontecerá um encontro técnico com representantes da Comissão Nacional de Fruticultura (Conafrut). Na sexta-feira (21), a missão brasileira estará na Cidade do México onde se reúne à tarde com representantes da Confederação Nacional Agronômica. Eles farão uma análise retroativa das atividades de extensão agrícola nos dois países, com a apresentação do panorama atual e perspectivas futuras.

Ainda na Cidade do México, no sábado (22), haverá um encontro técnico com produtores de Nopal (Opuntia), gênero semelhante à palma forrageira do Nordeste. Já na segunda-feira (24), a comitiva estará no Estado de Puebla, para encontros técnicos com autoridades políticas e produtores nas zonas indígenas produtoras de café de alta qualidade. Na terça-feira (25), a missão brasileira regressa à Cidade do México para novos encontros técnicos institucionais, com representantes da Secretaría de Agricultura, Ganadería, Desarrollo Rural, Pesca e Alimentación e do Instituto Nacional de Investigaciones Forestales, Agrícolas y Pecuarias. Na quarta-feira (26) terá encontros técnicos institucionais com representantes da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e com deputados do Grupo de “Amigos do Brasil”. O retorno será no dia 27.

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário