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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Rogério questiona MEC por "Comitê de Gênero" e diz que governo passa por cima do Congresso

Rogério MarinhoA Comissão de Educação da Câmara dos Deputados recebeu, esta semana, requerimento do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) com pedido de informações ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O objetivo do documento é esclarecer portaria publicada pelo órgão que instituiu o "Comitê de Gênero", de caráter consultivo, no âmbito do próprio MEC.

O novo colegiado teria por atribuição a proposição de diretrizes e apresentação de subsídios técnicos para a formulação, avaliação e aperfeiçoamento de políticas que visem à garantia de projetos e programas educacionais com a promoção dos direitos relacionados às questões de gênero.

"Essa proposta, em um primeiro momento, nos parece afrontar a decisão tomada por essa mesma Comissão de Educação e o Congresso Nacional que resolveram suprimir as questões relativas a gênero do Plano Nacional de Educação atualmente em vigor. Posteriormente, nos planos estaduais e municipais esta discussão tem sido travada e quase sempre derrotada. E agora o ministro quer implantar uma política nacional como se ela fosse consensual, quando ela está sendo rejeitada por quase todas as cidades do país. Onde o ministro pretende chegar com essa portaria?", questionou Rogério Marinho.

O parlamentar, coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Educação, espera que as respostas do ministro esclareçam a questão, afastando a possibilidade de "usurpação de competência ou mesmo a confirmando, para que a Câmara dos Deputados possa agir da maneira mais correta".

A Portaria Ministerial remete à “necessidade de adoção de práticas pedagógicas e conteúdos curriculares que contemplem e respeitem as diversidades relativas a gênero”. Além disso, o Ministério determina que caberá ao Comitê "acompanhar e monitorar a implementações de ações do MEC que tenham foco nas questões de gênero, especialmente aquelas definidas no âmbito do Plano Plurianual”.

Rogério espera que o Ministério exemplifique quais seriam tais práticas pedagógicas e conteúdos curriculares, assim como quais as práticas que seriam introduzidas nas escolas e como isto se coaduna com o PNE. O deputado ainda questionou se os pais dos alunos e os entes da Federação terão representatividade neste possível "Comitê de Gênero" e quais são as ações em curso do MEC nas questões de gênero, assim como estas ações estão sendo coordenadas de acordo com o determinado pelo PNE.

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