Jardim do Seridó recebeu no ultimo domingo os alunos e professores da UFRN, integrantes da equipe do Trilhas Potiguares. No fim da tarde, trilheiros se reuniram com a secretária de educação e organizaram um cortejo para divulgar a chegada do projeto.
Com um carro de som, estandartes e bandeiras, os alunos saíram pelas ruas da cidade, convocando a população para as oficinas e palestras que desenvolverão durante toda a semana.
Após a caminhada, os universitários participaram de um jantar com os secretários do município. No encontro, os alunos expuseram seus projetos e receberam as boas vindas dos representantes da cidade.
Marecilda Bezerra, secretária de educação do município, reafirmou o apoio das autoridades e atentou para a importância do projeto.
A trilheira Verônica Marques, pela primeira vez no projeto, se mostrou empolgada e acredita que a experiência será bastante proveitosa. “Minhas expectativas para esta semana são as melhores. Creio que conseguiremos atender às necessidades da comunidade e ainda contribuir para a nossa formação”, afirmou.
As atividades na cidade serão encerradas neste sábado (16).
Assessoria do Projeto – Comtrilhas
Mais: www.fotec.ufrn.br
[matéria 2]
Trilheiras ensinam a população de Jardim do Seridó a reaproveitar alimentos
As trilheiras Duma Mendes, da especialização em Psicopedagogia, e Marcela Vieira, do curso de Pedagogia, ministraram na tarde desta segunda-feira (12), uma oficina de reaproveitamento de alimentos. O curso foi realizado na Sede do Clube dos Idosos São Judas Tadeu e teve 19 ouvintes.
Durante a tarde, as universitárias ensinaram duas receitas feitas com alimentos que seriam descartados. A primeira foi o “Pudim de Pão Velho”. O prato tem um sabor adocicado e leva pão adormecido como ingrediente principal. A segunda foi um acompanhamento: o “Assado de Cascas de Chuchu” que, além do legume, tem sardinha e ovos em sua composição.
Além de apresentar novidades culinárias, o projeto das alunas procura realizar a conscientização da comunidade. “Nosso trabalho tem o intuito de conscientizar as pessoas com relação à quantidade de lixo alimentar desperdiçado e, ao mesmo tempo, ensinar novas receitas que podem ser usadas por elas em seu cotidiano“, afirmou Duma, uma das palestrantes.
O público da palestra era composto de adolescentes, adultos e idosos. A aposentada Francisca Bezerra afirma ter gostado do que aprendeu e diz que vai aplicar os conhecimentos em casa. “Foi ótimo participar desse curso, porque agora eu aprendi que nem toda sobra de alimento deve ser desperdiçada”, conta.
A “Oficina de Reaproveitamento de Alimentos” será ministrada até esta quarta-feira (14), sempre no mesmo local, porém apresentando novas receitas a cada dia.
[matéria 3]
Aluno de artes ministra oficina de reciclagem em Jardim do Seridó
Edval de Deus, professor de artes e aluno da especialização em arte na escola, ministrou na tarde desta segunda-feira (12), na Secretaria de Educação de Jardim do Seridó, uma oficina de reciclagem com garrafas PET.
O professor ensinou os ouvintes a confeccionarem chocalhos a partir das garrafas de refrigerante. Nas aulas, crianças e adultos aprenderam a manusear pinceis e tesouras para construir o brinquedo.
Além das lições, Edval apresentou um vídeo que mostra um projeto de reciclagem desenvolvido por ele na Escola Estadual Juvenal Lamartine, em Natal.
O educador acredita que, além da função ambiental, a atividade do reuso pode contribuir de ajuda na renda das pessoas. “Minha maior finalidade com essas oficinas é mostrar que a confecção de brinquedos de plástico reciclado pode se tornar uma renda extra”, disse.
Profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também compareceram às aulas. Gerimária Gonçalves, monitora de artes do projeto, afirma que a oficina ajudará em seu trabalho. “Vim até aqui para aprender essas técnicas e depois aplicá-las com as crianças do PETI”, revela.
As oficinas de reciclagem serão realizadas todos os dias da semana às 15h. Nestas terça e quarta, além do horário vespertino, os jardinenses poderão assistir às aulas também pela manhã, às 8h.
--
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó
Nenhum comentário:
Postar um comentário