Pages

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ibope: número de indecisos é o menor desde o início das pesquisas

image

Desde a primeira exposição dos comparativos até o último levantamento, o percentual de indecisos caiu quatro pontos percentuais.

O número de eleitores indecisos está em queda no Rio Grande do Norte, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo instituto Ibope. Desde a primeira exposição dos comparativos, em 14 de agosto, até o último levantamento, veiculado em 11 de setembro, o percentual de eleitores sem candidato definido caiu quatro pontos percentuais, passando de 9% para 5%.
Ao todo o instituto realizou quatro pesquisas de intenção de votos. O resultado dos dias 19 e 30 de agosto apontam os indecisos como 7% do eleitorado. A análise dos números mostra que a queda nesta parcela específica pode estar relacionada ao crescimento de alguns candidatos. A migração destes eleitores para determinados candidatos pode, inclusive, contribuir para que o peito no estado seja definido ainda no primeiro turno.
Este é o caso da candidata ao Governo do Estado pelo DEM, Rosalba Ciarllini, que está apenas a um ponto percentual da vitória no primeiro turno, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ibope, na qual aparece com 50% das intenções de votos. Este é o melhor resultado obtido pela candidata ao longo das pesquisas do instituto. Ela obteve 48% das intenções em 14/08; 46% em 19/08 e 45% em 30/08.
O segundo colocado nas pesquisas é o governador e candidato pelo PSB, Iberê Ferreira de Souza. Os resultados mais recentes apontam uma queda de 2% em relação à ultima pesquisa. No dia 11 de setembro ele apresentava 23% das intenções de votos, enquanto no dia 30 de agosto o resultado era de 25%. Mesmo com a queda, o candidato apresenta crescimento em relação à primeira pesquisa, onde figurava com 20% dos votos válidos.
O candidato ao governo pelo PDT, Carlos Eduardo manteve na última pesquisa o mesmo índice apontado no primeiro levantamento, 12%. Ele registrou crescimento na comparação divulgada no dia 19 de agosto, ficando com 14% das intenções de votos e queda na pesquisa seguinte (30/08), onde apareceu com 11%.
Os índices dos demais candidatos pesquisados pelo Ibope permanecem os mesmos desde o primeiro levantamento. De acordo com os resultados de instituto, o candidato Roberto Ronconi (PTC) aparece com 1%. O restante - Sandro Pimentel (PSOL), Camarada Leto (PCB) e Bartô Moreira (PRTB) - não chegaram sequer a esse percentual.
Os indicadores que registram o impacto dos votos brancos e nulos nas eleições também sofreram variações consideráveis. Em 14/08 esta parcela representava 8% do eleitorado; em 19/08, 6%; em 30/08, 10% e em 11/09, 8%. fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário