Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Insegurança Policia resgistra oito veículos roubados por dia no RN

Novos veículos estão no Pátio do Centro AdministrativoCento e quarenta e seis veículos foram roubados, somente nos primeiros 17 dias desse ano, no Rio Grande do Norte. A média de oito roubos por dia preocupa autoridades de segurança pública e a população potiguar. Os dados são da Delegacia Especial de Defesa da Propriedade de Veículos e Carga (Deprov) que, segundo o titular, delegado Delmontiê Falcão,  não possui estrutura adequada para investigar e solucionar os crimes. Mesmo assim, no mesmo período, os policiais conseguiram recapturar 74 carros ou motocicletas em todo Estado. Natal concentra o maior número dos crimes e os bairros de Candelária e Lagoa Nova são os preferidos pelos bandidos.

Segundo a polícia, os criminosos roubam carros e motos com três intenções: vender as peças, usar os veículos para cometer outros assaltos ou, após clonagem de algumas peças de segurança, vender os veículos. Segundo Delmontiê, nos últimos anos, houve uma mudança de comportamento dos assaltantes. "Antes o roubo era feito com a intenção somente de vender. O sujeito roubava e achava facilmente quem comprasse. Hoje, isso mudou. Porém, o grande desafio é a clonagem dos veículos que são enviados inclusive para outros Estados. E isso é feito por bandidos profissionais, que têm técnica e conhecimento", disse.

Nos últimos dois anos, a taxa de recuperação dos veículos roubados permaneceu a mesma. Esse ano, esse índice aumentou um pouco. Em 2010, foram 975 veículos recapturados. No ano seguinte, 1.200. Entre os carros achados e entregues ao dono no ano passado, não consta o Fiesta, modelo 2009, da estudante Janaína Soares [nome fictício]. A jovem de 28 anos prefere não revelar o nome porque os dois bandidos, além do veículo, levaram documentos de identificação. "Até documentos com meu endereço eles levaram. A gente fica com medo", disse.
O crime ocorreu no dia 26 de dezembro passado, por volta das 18h30, na rua Alexandria, bairro Lagoa Nova. Os bandidos chegaram em uma moto e uma outra dupla, também motorizada, dava cobertura à ação. Armados, anunciaram o assalto e, com tom irônico, desejaram "feliz ano novo" à Janaína e mais quatro pessoas, entre elas duas crianças, que estavam dentro do carro. "Eles chegaram, apontaram as armas e fugiram. Felizmente ninguém saiu ferido. Ficou somente o prejuízo material e o medo da violência", informou.
Segundo Janaína, o veículo dela foi usado em outro assalto. "Alguns pessoas, inclusive da Polícia, me disseram que os ladrões usavam o carro para assaltar a agência dos Correios lá de Cidade Satélite. Soube também que, lá em Lagoa Nova, está tendo muitos assaltos e o carro foi visto por lá", disse. Para o titular da Deprov, o número de roubos não vai diminuir mesmo com a realização de blitzen e barreiras da Polícia Militar, por exemplo. "Blitz não prende assaltante. É preciso investir na polícia judiciária, na investigação, só assim os resultados positivos irão surgir com mais firmeza", analisou Delmontiê. O delegado não soube informar quantas pessoas foram presas nos últimos dois anos, após envolvimento com roubos de veículos. O policial confirma que, embora não tenha estatísticas, os bairros de Lagoa Nova e Candelária são os mais visados pelos assaltantes. "Lagoa Nova e Candelária lideram os casos. O bairro de Capim Macio também é bastante visado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário