Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

IBAMA AUTUA AGROPECUARISTA EM JARDIM DO SERIDÓ POR QUERER SECAR AÇUDE

2011-12-27_12_33_56Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA estiveram em Jardim do Seridó na manhã de hoje, terça-feira (27/12), para uma vistoria no Açude Comissão. O objetivo da visita foi autuar o agropecuarista Nelson Cândido de Medeiros Filho, conhecido por Nelsinho. Ele é acusado de tentar provocar um buraco no açude Comissão na manhã de domingo, 25 de dezembro.

O agropecuarista foi multado no valor de R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) e vai responder por Crime Ambiental (Art. 60, da Lei Federal nº 9605 de 12/02/1998 - Lei de Crimes Ambientais). Ele tem dez dias para reverter o dano ao açude centenário.

Segundo informações do Sargento PM George, lotado da Companhia de Polícia Ambiental de Caicó/RN, a polícia recebeu uma denúncia de crime ambiental praticada por Nelsinho e se deslocou a cidade. Quando chegou ao referido local, deparou-se com o acusado com um veículo agrícola tipo trator, tentando esvaziar o açude que é um dos mais antigos de toda à região do Seridó com 125 anos de idade. Ainda segundo militar, o acusado afirmava que fazia o buraco, pois, segundo ele, aquele açude fica em sua propriedade.

Além dos Agentes do IBAMA, Pedro Luiz Ribeiro (Agente Ambiental Federal) e Flaudísio Inácio Ribeiro (Agente Coordenador de Operações) a comissão era composta por Jacinto Severo da Silva (Coordenador Municipal de Meio Ambiente), Fernando Pereira da Costa (fiscal municipal de Meio Ambiente) e o Dr Mozart de Paula Procurador do município. Preocupados com o arrombamento do reservatório, a população jardinense aplaudiu a ação dos fiscais.

Historia do Açude Comissão em Jardim do Seridó

O açude foi construído no período Imperial, que tem o nome Comissão, devido a uma verba em dinheiro conseguida pelo então Cel. José Thomaz de Aquino Pereira, para amenizar os efeitos da seca na região e que dá nome a um bairro em Jardim do Seridó, possa ser destruído para atender interesses pessoais.Ibama2011-12-27_12_33_47

Nenhum comentário:

Postar um comentário