Pages

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lutador de Goianinha inicia preparação para Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu

fernando-braga-3Fernando Braga, faixa roxa da categoria até 64 quilos, participa da competição em Lisboa entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2012.

O Rio Grande vive uma grande fase no mundo das lutas. Além de muito bem representado no MMA, o jiu-jitsu não fica por baixo quando o assunto é rendimento. Um dos principais nomes do RN nas competições nacionais e internacionais é o atleta de Goianinha Fernando Braga, 25 anos, faixa roxa na modalidade da categoria até 64 kg. O atleta será um dos responsáveis por tentar trazer a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2012, em Lisboa, Portugal. Desta vez, Fernando lutará na divisão de atletas até 70 kg.

O competidor treina duro para superar o melhor resultado que conquistou na disputa. Em 2009, Braga foi vice-campeão do Europeu, também na capital lusa. No mesmo ano, emendou resultados que o consagraram nas lutas. No tatame, foi bicampeão do Panamaericano em Salvador, campeão da Copa Internacional de jiu-jitsu na França e primeiro lugar na Copa Suíça, disputada em Lausanne, todas travadas na categoria Pluma Azul para atletas até 64 quilos.

Agora, o lutador está na fase de preparação para a competição no velho continente. Para isso, trabalhou em duas etapas. No primeiro momento cuidou da alimentação priorizando carboidrato, proteínas, frutas e verduras, além de tomar bastante líquido. A partir desta semana, Fernando Braga voltou a treinar pesado pensando no primeiro lugar do campeonato europeu.

“Para não perder o ritmo de treinamento estava trabalhando em Goianinha com outros atletas que são mais pesados do que eu. Isso faz parte da preparação e é muito bom para mim. Vou buscar o resultado em 2012, já que em 2009 fui vice-campeão. Estou mais maduro e vou mais confiante para trazer o título para Goianinha e para o Rio Grande do Norte”, planejou.

O lutador comentou ainda que a agenda para o próximo ano está completa, mas pensa em uma competição por vez. “Já estou classificado para várias disputas em 2012, mas meu foco é o Europeu, que é um campeonato de nível muito alto, no qual participam atletas muito duros e experientes. Tudo isso conta para eu não perder o foco”, completou o faixa roxa.


INÍCIO NO JIU-JITSU

Fernando Braga começou a praticar a arte suave em 2009, quando tinha apenas 20 anos. A vontade de iniciar os treinamentos veio aos poucos, quando ia apenas assistir os treinamentos de jiu-jitsu da Kimura, academia da qual sempre fez parte. “Os caras sempre me chamavam para treinar, mas como eu era muito magrinho tinha medo de me machucar. Mas um dia eu perdi o medo, fiz meu primeiro treino, gostei e de lá para cá nunca mais parei”, explicou.

E nunca parou mesmo. Nos primeiros meses, Fernando revelou que chegou a treinar até nove horas dividias em três vezes por dia. Os resultados do emprenho e de muito suor vieram rápido. Em apenas 20 dias de lutas participou do Campeonato Norte-Nordeste em Fortaleza e após três combates conseguiu o terceiro lugar na competição.

Agora, com cinco anos e seis meses de treinos, o lutador acumula um cartel invejável. Fernando já foi bicampeão Panamericano, 1º lugar noEstadual do RN, campeão Norte-Nordeste em Recife, campeão do sudeste, competição disputada na Barra Funda, em São Paulo, campeão Sulamericano do Mercosul e campeão mundial de jiu-jitsu.

“Desde o 3º lugar na primeira competição que participei, só pensava em treinar mais e lutar em campeonatos maiores. E hoje vejo que isso valeu a pena, porque conheço pessoas do Rio Grande do Norte que tem 15 anos de lutas e não tem nem a metade dos meus resultados” destacou.

No entanto, Fernando apontou que o cenário de vitórias e de resultados positivos só foram possíveis por meio da combinação entre treinos e apoio da Prefeitura de Goianinha e dos patrocinadores. Antes de se dedicar apenas ao jiu-jitsu, Braga lembrou que trabalhava como funcionário do município como professor de educação física, mas uma reunião mudou tudo.

“Tive uma reunião com o prefeito e expliquei a ele que precisaria de mais tempo para me dedicar aos treinos e levar o nome de Goianinha para onde ele merecia. Foi então que passei a ser patrocinado, tranquei a faculdade de pedagogia, construí minha própria academia e depois disso tudo melhorou. Passei a me dedicar em tempo integral ao esporte com o auxílio do meu professor Marcelo Caneta e do meu preparador físico, Antônio Carlos. Agora pretendo crescer para trazer mais títulos para o Estado e para a minha cidade”, disse.

Atualmente, Fernando Braga é patrocinado por marcas esportivas, academias entre outros. “Os patrocínios são muito importantes porque permitem que nós atletas possamos nos dedicar em favor do rendimento. Por isso meu agradecimento em quem confia em mim como a Prefeitura de Goianinha, Tacom Redecon, Academia Lisboa Fitness, Academia FBBJJ, Kel Modas, Banda Tikatá, Black Belt e DMC”, encerrou.

TÍTULOS NO JIU-JITSU

2006

3º lugar no Norte-Nordeste em Fortaleza;

2007

3º lugar no Sulamericano em São Paulo;

Campeão  Panamericano em Salvador;

2009

2º lugar no Campeonato Europeu em Lisboa;

Campeão Sulamericano em Cabo Frio;

Bicampeão Panamericano em Salvador;

Campeão da Copa Suíça em Lausanne;

Campeão estadual do RN disputado em Natal;

Campeão Norte-Nordeste em Recife;

Campeão do Sudeste disputado em São Paulo;

2010

Campeão Sulamericano em Jaguariúna (São Paulo);

Campeão da Copa do Mundo em Salvador;

2º lugar no Campeonato Europeu em Morges (Suíça);

2º lugar no Campeonato Mercosul em Buenos Aires;

2º lugar da Copa América em Manaus;

3º lugar no Campeonato Brasileiro em São Paulo

2011

Campeão do Mercosul em Córdoba (Espanha);

Campeão da Copa Nordeste em Fortaleza;

Campeão Norte-Nordeste em João Pessoa;

3º no Campeonato Brasileiro em São Paulo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário