Pages

terça-feira, 24 de junho de 2014

Cia. de Dança do TAM apresenta espetáculos que retratam a diversidade da cultura brasileira

Programação Copa Cultural prossegue com dança, artes plásticas e cultura popular. Faça seu roteiro e siga a agenda da SecultRN/FJA para o mês da Copa 2014.

O espetáculo Brasileirando, que estreou na turnê da Companhia de Dança do TAM  à França, será apresentado nesta quarta-feira, 25, às 16h, no Teatro Alberto Maranhão. A CDTAM encena também Gonzagando, em homenagem ao Rei do Baião. Nesse mesmo dia, a  programação Copa Cultural segue com concerto da Camerata de Vozes, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação, às 15h, para saudar o presépio La Epifania de Jesus, uma cortesia da Embaixada Mexicana. Na Pinacoteca, o pintor italiano Fábio Caruso abre exposição, às 19h, com obras produzidas em sua temporada no museu. E no IFRN-Cidade Alta, continua quarta e quinta o seminário Cultura Popular na Academia, às 15h. É a diversidade cultural para o período em que o mundo se volta para a Copa 2014. 

A diretora artística Wanie Rose, da CDTAM, explica que o espetáculo Brasileirando retrata toda a diversidade de ritmos e danças brasileiras como o côco de roda, capoeira, frevo, boi e galantes, forró e samba. Ela assina as coreografias com os bailarinos Juarez Moniz e Gustavo Santos. Cenários e figurinos, para os dois espetáculos, são de Carlos Sérgio Borges, e iluminação, Ronaldo Costa. O elenco é formado por Bruno Borges, Gabriela Gorges, Gustavo Santos, Juarez Moniz, Júlia Vasques, Marcia Suene, Margoth Lima, Paulo Victor, Renato Rocha,  Tatyelli Raulino e Thaise Galvão.

A Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão foi criada em 1998 e está vinculada à Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de cultura e ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Em seus 15 anos de produção artística, sob a direção da professora Wanie Rose, desenvolve um trabalho em Dança contemporânea. Em sua trajetória, recebeu 80 prêmios ao participar de festivais de dança nacionais e internacionais. Recentemente, foi contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012.

SEMINÁRIO – Continua esta semana o seminário “Cultura Popular na Academia”, em que pesquisadores conceituados expõem o tema de suas pesquisas em formato de aulas, que poderão ser traduzidas em até cinco idiomas, caso haja interesse/necessidade por parte do público (pedidos devem ser solicitados à produção da FJA, pelo fone 3232-5320).  Nesta quarta-feira, 25, às 15h, a pesquisadora Irende Vanderbergue apresenta o tema Espontão, dança típica dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó. E na quinta, Graça Cavalcante fala sobre Teatro de Mamulengos, no mesmo local, às 15h, com apresentação do mamulengueiro Heraldo Lins.

SERVIÇO: COPA CULTURAL

CDTAM - Gonzagando e Brasileirando – Dia 25, 16h, TAM. Ingressos: R$ 20 (inteira) e 10 (meia);

SEMINÁRIO – Cultura Popular na Academia – Dias 25 e 26, 15h, IFRN-Cidade Alta. Entrada: franca.

CAMERATA DE VOZES – La Epifania de Jesus – Dia 25, 15h, Matriz Nossa Senhora da Apresentação. Entrada: franca.

FÁBIO CARUSO – Exposição/Artes Plásticas – Dia 25, 19h, Pinacoteca Potiguar. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário