Pages

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dison Lisboa propõe Semana de Conscientização sobre a Microcefalia no RN

O deputado estadual Dison Lisboa (PSD), apresentou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), um Projeto de Lei que estabelece a Semana Estadual de Conscientização sobre a Microcefalia. A PL tem como objetivo esclarecer a sociedade sobre a malformação, por meio de processos educativos, informativos e debates entre a sociedade e profissionais da saúde.

De acordo com o deputado Dison Lisboa, o Projeto de Lei, surgiu da necessidade em informar a população, apresentando um prognóstico mais claro sobre a evolução da doença. “Este ano fomos surpreendidos com um alto índice de microcefalia no estado. Por ser uma doença pouco comum, ainda são inconclusivos as informações e instruções sobre esse mal”, afirmou.

O Ministério da Saúde confirmou o diagnóstico de 1.384 casos de Microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em todo o País. O Rio Grande do Norte, tem um total acumulado de 421 casos notificados entre 2015 e 2016, sendo 265 em investigação, 106 confirmados e 50 descartados.

Para Dison, devido à gravidade da doença e da facilidade de propagação, avalia-se que esclarecimentos sobre a microcefalia devem ser fornecidos para a população de forma continuada e anual. “É necessário elucidar questões como: as formas de transmissão do agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto, período de maior vulnerabilidade para a gestante, entre outros. Para reunir essas informações e reforçar a atenção as famílias afetadas e a toda a sociedade potiguar é que apresento este projeto, explicou Dison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário