Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Fazendinha e animais da EMPARN são destaques na Festa do Boi 2018

Centenas de pessoas visitaram a Fazendinha da EMPARN todos os dias durante a 56ª Festa do Boi, realizada de 12 a 20 de outubro, no parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim. Os visitantes tiveram a oportunidade de conferir uma verdadeira vitrine tecnológica do que é pesquisado pela EMPARN. Na área de plantio ele puderam encontar o Sorgo BRS Ponta Negra, Capim Capiaçu, Milho Potiguar, Feijão Potiguar e Marataoã e variedades de Palma Forrageira. Além do plantio, foram distribuídas gratuitamente raquetes de palma, mudas de capim e sementes de sorgo, feijão e milho com objetivo de disponibilizar aos agricultores os resultados das pesquisas realizadas pela EMPARN. Os animais também chamaram a atenção de quem passou pela fazendinha.

A Emparn levou para a exposição exemplares de todas as raças de bovinos (Pardo-suíço, Gir e Guzerá), caprinos e ovinos que são pesquisados nas estações experimentais da empresa. Na fazendinha, teve oportunidade de renda no campo, a EMPARN, estava com a venda pintos caipira a preço de custo, para incentivar os agricultores a iniciarem uma criação de aves caipira e garantir uma boa renda, já que as duas linhagens Pescoço Pelado e Carijó, são de dupla aptidão, boas de ovos e também de carne. Este ano a empresa bateu recorde de vendam como cerca de 7 mil pintos comercializados nos nove dias de Festa do Boi. 

O trabalho realizado pelos laboratórios também estava em exposição na fazendinha. O de análises de solo, água e plantas mostrou os equipamentos e a importância de análise, principalmente do solo, para ter uma maior garantia do plantio. O laboratório de Biotecnologia, também estava presente com as pesquisas sobre palmas e bananeiras, inclusive com mudas de banana Pacovan disponíveis para a população. 
 
LEILÃO
O leilão Emparn & Convidados, que foi realizado na noite no primeiro domingo da Festa do Boi, comprovou mais uma vez o reconhecimento dos criadores potiguares e de estados vizinhos como Paraíba e Ceará, do trabalho de melhoramento genético de bovinos que é desenvolvido há muitos anos pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). O leilão ofereceu 43 lotes, entre os animais da Emparn e dos convidados e uma negociação de todos os lotes no valor de 250 mil reais, sendo o lote mais caro foi de uma vaca Pardo-suíça da EMPARN que foi vendida pelo valor de 13.200 reais, para um criador da Paraíba. O próximo leilão da EMPARN, está programado para o dia 10 de novembro, na Estação Experimental

JULGAMENTO PARDO-SUÍÇO
No primeiro domingo da exposição agropecuária também foi realizada a pista de julgamento da raça Pardo-Suíça, com a participação de cerca de 70 animais dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Os resultados obtidos pelo rebanho da EMPARN, manejado na Estação Experimental de Cruzeta, uma das regiões mais secas do semiárido nordestino, podem ser considerados excepcionais. O rebanho obteve os títulos de Melhor Criador Geral, Segundo Melhor Expositor e Melhor Criador e Expositor de Gado Jovem. Individualmente vários animais do rebanho obtiveram premiações de destaque. A novilha EMPARN PRINCESA DAVENPORT foi a Grande Campeã Jovem, a novilha EMPARN ODALISCA JONAS foi a Reservada Grande Campeã Jovem. Entre as vacas, a matriz EMPARN NOVELA TEMTATION foi a Grande Campeã Vaca Jovem e a vaca EMPARN LUMA LEGACY obteve a premiação de Grande Campeã entre todas as matrizes presentes no evento.

JULGAMENTO GUZERÁ LEITEIRO
A EMPARN levou para a festa do Boi este ano, 17 animais da raça Guzerá, todos da Estação Experimental Felipe Camarão, em São Gonçalo do Amarante. A pista de julgamento da raça Guzerá Leiteiro, foi realizada na noite do dia 18 de outubro. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) conquistou os títulos de Melhor Expositor e também Melhor Criador da raça. FOLHAGEM DA EMPARN foi a Reservada Campeã na categoria Vaca Adulta e também a Reservada Grande Campeã. Na categoria Vaca Jovem, JAMAICA DA EMPARN foi a Reservada Campeã. Uma prova que as pesquisas desenvolvidas há anos com o melhoramento genético do rebanho da EMPARN estão dando excelentes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário