Ex-prefeito de Natal e pré-candidato do PDT acredita que é possível juntar os peemedebistas no seu palanque na sucessão estadual.
O PMDB virou a noiva mais disputada do momento. Agora é o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), quem afirma que vai procurar o deputado federal Henrique Eduardo Alves e o senador Garibaldi Alves Filho em busca de apoio para sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte. “Aguardo e gostaria de contar com esse apoio do PMDB, porque acredito que temos afinidades”, declarou.A disposição de conversar com o PMDB surgiu após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que proibiu a formação de coligações proporcionais desvinculadas das majoritárias. O PMDB pretendia não se aliar majoritariamente com nenhuma candidatura, acreditando que, assim, ficaria livre para fechar composições para deputados estaduais e federais com qualquer legenda. A regra do TRE atrapalhou os planos peemedebistas, que agora terão que rever a estratégia eleitoral.
Carlos Eduardo acredita que, com esse novo cenário, é possível unir o PMDB em torno da sua candidatura. Ele contou que ainda não procurou nem havia sido procurado por nenhum dos líderes peemedebistas, mas vai chamá-los para conversar já no próximo final de semana.
O ex-prefeito destacou que o PDT e o PMDB são aliados no plano nacional e vão caminhar juntos em torno da candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). “O PMDB precisa guardar a coerência em nível nacional, apoiando no RN a candidatura que tem a mesma identidade política, que é a nossa”.
Decisão do TRE
Carlos Eduardo afirmou que concorda com a determinação do TRE de vincular as coligações proporcionais às majoritárias, porque isso “fortalece os partidos”. “Em um regime democrático, quem precisa ser forte são os partidos, não seus líderes”, pontuou.
O pedetista disse acreditar que a regra vai “ajudar a criar, por absoluta necessidade, a cultura partidária no país”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário