Pages

quarta-feira, 31 de março de 2010

VOLTA DO IPI PODE AUMENTAR EM 10% O VALOR DOS CARROS

Economista explica que aumento de 5% da alíquota mais 5% da margem de lucro, vão aumentar o valor dos carros.
A redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) acaba nesta quarta-feira (31) e já deve ser sentida nos próximos dias com o aumento de 10% no valor dos carros. Após um ano de crise financeira internacional - em 2008 - com resultados em 2009, o Governo Federal prorrogou o prazo até o final de março de 2010, garantindo uma maior compra pelos consumidores.

“Teremos um aumento de 10% no valor geral do automóvel, já que será 5% de aumento para os veículos e mais 5% para a margem de lucro. Por exemplo, um carro que custava R$ 30 mil vai custar R$ 33 mil no final”, destaca

Para o economista Zivanilson Silva, o desconto de IPI garantiu movimentação econômica em todos os setores e diminuiu os efeitos da crise financeira internacional. “A redução de IPI foi importante para a economia em geral. Agora, as pessoas vão diminuir as compras, mas quem já estava se organizando para a compra, continuará adquirindo seus bens”, aponta.

O economista lembra que de um modo geral, a suspensão da redução terá um impacto na economia, mas que será benéfica para a arrecadação federal que estava prejudicada pela desoneração fiscal.

As implicações para o consumidor é a retração, mas que pode ser substituída pelas promoções. O economista frisa que os consumidores têm apenas que ter mais cuidados na hora da compra para não ser enganado. “O aproveitamento que as empresas têm da margem de lucro para cobrar e dizer que terá uma promoção e o consumidor pode ser enganado”, conta.

Bens de capital

A compra de máquinas e equipamentos para indústrias, o incentivo fiscal vai vigorar até 30 de junho. Para os automóveis, Lula afirmou que a redução do IPI acabará de forma gradual até o fim de março.

A redução do IPI foi mantida pelo governo para o setor de móveis, com alíquota de 5% a partir de 1º de abr

Nenhum comentário:

Postar um comentário