O Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com Asa Potiguar/Prefeitura e Sindicato, está executando várias ações destinadas a boa utilização da água no sertão do semi-árido. Estamos falando da construção de 23 cisternões, com capacidade para armazenar 52 mil litros de água cada um, dentro do Programa “Uma Terra e Duas Àguas” que estão sendo construidas na zona rural do município de Carnaúba dos Dantas.
A foto abaixo nos mostra a técnica utilizada na captação da água. Paralelo ao cisternão é construido um calçadão, cuja água da chuva é captada. A prefeitura municipal deu total apoio a esse projeto quando realizou a escavação das cisternas e do calçadão, através de retroescadeira contratada à AMSO, na tentativa de redução de custos da execução do projeto e consequentemente beneficiando os agricultores locais.
Batizado de “Programa Uma Terra e Duas Águas” (P1+2), a iniciativa objetiva, melhorar a segurança alimentar de comunidades do semi-árido, além de gerar emprego e renda a partir do manejo da terra e da água. Além da cisterna calçadão, o programa contempla, também, a construção de barragens subterrâneas, espécie de parede feita dentro da terra, que barra águas de chuvas que escorrem no interior do solo, com isso formando vazante artificial.
O prefeito Alexandre Dantas disse está basatante satisfeito com os investimentos feitos ao home do campo pelo governo federal, assim como pelo governo do estado, através do Programa de Desenvolvimento Solidário.fonte: assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário