Com inscrições esgotadas, o Seminário Eleja-se reuniu 500 participantes, no último sábado, no Holliday Inn Hotel Arena Das Dunas. Foi um dia intenso de palestras com 14 profissionais do direito, pesquisa, contabilidade e marketing eleitorais, que compartilharam experiências e conhecimentos de forma prática e fácil de ser assimilada. Diante da demanda elevada, a organização do evento antecipou que anunciará em breve novidades, entre elas o lançamento de plataforma digital com o conteúdo das palestras novos formatos do evento para este ano.
“As pessoas estão ávidas por conhecimento de qualidade. Temos profissionais incríveis com bagagem e experiência e dispostos a compartilhar conteúdo. Da união destes cenários nasceu o Eleja-se, uma grande oportunidade para quem quer aprender mais”, destaca o jornalista Jean Valério, diretor da Acarta Comunicação, organizadora do evento. Jean avalia que o conteúdo apresentado foi tão rico que seria desperdício se ficasse restrito aos 500 participantes do Seminário. “Por isso estamos estudando a possibilidade de divulgar este conteúdo na plataforma digital”, destacou.
Além disso, Jean Valério destaca que há uma demanda de pedidos muito grande, principalmente de municípios mais distantes da capital, para a realização de uma segunda edição do Seminário Eleja-se. “Quanto a esta possibilidade estamos avaliando o formato e a viabilidade. O evento serviu não apenas para a difusão de conhecimento, mas funcionou também como um shopping de negócios, produzindo negociações e parcerias entre candidatos e empresas e profissionais especializados neste segmento”, informa.
Palestras e conteúdo agradam participantes
O Seminário Eleja-Se teve objetivo de fornecer informações valiosas aos participantes com pretensão de se candidatar ou trabalhar em campanhas eleitorais este ano. O especialista em marketing digital de vídeo, Homerson Barreto, abriu a manhã de trabalho com a palestra “Faça vídeos eficientes para as novas mídias e convença o eleitor”, apresentando dados estatísticos e exemplos surpreendentes. Em seguida, foi abordado o tema “Importância das qualis e tecnologia aplicada às pesquisas eleitorais” sob o comando de Emanuelton Borges - Diretor presidente do Instituto Alfa, Com Mestrado em Marketing Estratégico, pela Fundação Getúlio Vargas. Emanuelton apresentou ferramentas inovadoras para pesquisar e disponibilizar dados em tempo real: “Ao candidatos agora são munidos em tempo real com informações valiosas colhidas no campo”, destacou.
A orientação jurídica adequada também é condição essencial para qualquer candidato. Todas as providencias jurídicas que devem ser adotadas antes, durante e após as eleições foram temas de palestras no Seminário Eleja-se, com os advogados Caio Vitor, Cristiano Barros e Thiago Cortez. O Juiz Federal, Doutor em Direito, Diretor da Justiça Federal no RN, Marco Bruno de Miranda, também falou sobre o essencial das novas regras eleitorais e respondeu, de forma didática, numa palestra interativa e repleta de reflexões sobre a lei eleitoral, muitas dúvidas dos participantes.
Lígia Limeira (Bacharel em Ciências Contábeis e Direito; servidora da Justiça Eleitoral do RN; Co-autora do Manual Prático das Eleições) ensinou como arrecadar, aplicar os recursos e prestar contas corretamente, numa aula magistral sobre o assunto. O "Marketing eleitoral: O que fazer para uma campanha de 45 dias" foi o tema apresentado pelo publicitário Arturo Arruda, da Art&C Propaganda. “Marqueteiro não faz milagre. Ele é o profissional que reúne uma equipe eficiente e comunica ao eleitor os atributos do candidato”, destacou Arturo na sua concorrida palestra.
No segundo momento do Eleja-se, realizado na tarde do sábado, as palestras trouxeram assuntos atuais como o uso das Midias Digitais. O consultor Glebe Duarte ensinou estratégias para vencer uma campanha através do Facebook, Instagram, Twitter entre outras plataformas. Aliado a este tema, o publicitário João Maria Medeiros, diretor da Dois A, apresentou cases de sucesso e exemplos de campanhas eleitorais vencedoras para inspirar.
Ainda no planejamento estratégico, a pesquisa eleitoral foi um importante tema abordado pelo estatístico e diretor geral da Consult, Paulo de Tarso, que preparou uma apresentação inédita destacando como os candidatos podem subtrair os anseios dos eleitores para entregar a eles propostas que sejam condizentes com seus sentimentos.
Com experiência de 6 mandatos de vereador em Natal e coordenação de campanhas, Edivan Martins explicou como fazer uma agenda de 45 dias. No final do dia, o master coach Rodrigo Peixoto tirou o público das cadeiras, envolvendo-os na temática: “Aprenda a falar em público. Desperte o potencial e seja um mestre da oratória”. O encerramento ficou sob o comando do jornalista Jean Valério, que falou sobre como a assessoria de imprensa pode ajudar a vencer a guerra de comunicação na campanha eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário