Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Projeto de Dison visa combater o desemprego entre os jovens

É a juventude a mais afetada pelo atual e crescente desemprego no país. Segundo o IBGE, já são mais de 11 milhões de desempregados apenas no primeiro semestre. No Rio Grande do Norte a situação não é diferente. O quadro dificulta ainda mais a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Com estes argumentos, o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) apresentou um Projeto de Lei que busca reservar vagas para o Primeiro Emprego nas empresas prestadoras de serviços ao Estado do Rio Grande do Norte, bem como as concessionárias e permissionárias estaduais. A iniciativa prevê que 10% das vagas ofertadas sejam destinadas a primeira experiência profissional.

O projeto parte da preocupação do parlamentar diante da atual crise econômica que também tem apresentado reflexos na geração de empregos no Estado. “No Rio Grande do Norte é visível a redução de postos de trabalho, dificultando ainda mais o processo de admissão de jovens no mercado. No ano passado, nosso Estado teve a segunda maior taxa de desemprego no Brasil. Todos sabemos dos desafios enfrentados pelos nossos jovens para inserção no mercado de trabalho. Muitos empregadores não se dispõem a contratar mão de obra pouco experiente. Nosso Projeto de Lei atua aí, ofertando mais oportunidades, contribuindo para reduzir a taxa de desemprego entre os jovens”, explicou Dison.

O deputado destaca ainda a alta taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos que, nacionalmente, registrou 16,8% em 2015, sendo a que mais cresceu entre os grupos etários. “Diante do atual cenário pretendemos que o estado oportunize maiores oportunidades para a juventude. A determinação de 10% das vagas de trabalho para o Primeiro Emprego é uma medida que vem amenizar o quadro. O objetivo é promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, auxiliando em sua autonomia e emancipação”, finalizou.  

Nenhum comentário: