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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Queda do Brasil no ranking da educação evidencia importância de estrutura e estímulo escolar no processo de aprendizagem

Segundo dados divulgados pelo Pisa (sigla em inglês para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), nesta terça-feira (6), as notícias não são animadoras para o Brasil quando o assunto é educação. O país perdeu pontos no ranking mundial, fato que evidencia a dificuldade dos estudantes brasileiros em ciências, em matemática e em leitura e mostra que o incentivo e aproximação das crianças a esses assuntos são de extrema importância. 

Defensora de metodologias que integrem os alunos e estimule o aprendizado de diversas formas, a Escola Lápis de Cor desenvolve métodos focados em fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida escolar das crianças. Eventos como a "Feira do troca-troca do Livro" e a "Ciranda de Livros" fazem parte do calendário escolar e proporcionam aos alunos uma aproximação com o letramento literário a partir do olhar, o tocar e o ouvir. 

"O contato das crianças com os livros é fundamental para que elas criem o vínculo e o hábito da leitura. Além de ser feito no ambiente escolar, é importante que esse incentivo venha também do núcleo familiar. Quanto antes a criança criar uma afinidade com os livros e for despertada para o hábito da leitura, melhor", destacou Luciana Fortunato, coordenadora pedagógica da Lápis de Cor. 

Sobre o Pisa

Feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde o ano 2000 e tem suas provas aplicadas em dois dias, com foco no aprendizado dos estudantes de 15 anos e 3 meses a 16 anos e 2 meses de idade, que estejam no mínimo cursando o 7º ano. No Brasil, as avaliações são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

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