Pages

domingo, 26 de fevereiro de 2012

“A política jardinense tem que ser analisada por dois ângulos”, diz o prefeito padre Jocimar Dantas


Passado o início do ano e o Carnaval as expectativas agora são para um ano que é marcado pelo pleito eleitoral de Outubro. Para alguns prefeitos a tarefa alia-se ao compromisso administrativo do último ano de gestão.

Jardim do Seridó é um exemplo, próximo de completar quatro anos de mandato, o prefeito padre Jocimar Dantas (PMDB) dá continuidade aos compromissos administrativos e se prepara para mais um embate eleitoral.

Nessa entrevista, concedida com exclusividade ao Blog A Fonte e ao Programa Panorama Seridó da Rádio Caicó AM, ele faz uma avaliação do Carnaval em Jardim do Seridó, fala sobre os projetos administrativos para o município e já faz uma projeção de como será o pleito eleitoral em Jardim do Seridó.


Josimário Nunes - Qual é a avaliação que o senhor faz do Carnaval 2012 em Jardim do Seridó?

Padre Jocimar Dantas - Tivemos o melhor Carnaval dos últimos tempos, não só no Corredor da Folia, mas no Mangueiral e nas sedes dos blocos. O destaque foi a paz e a tranqüilidade, por isso quero parabenizar a população jardinense e aos turistas que estiveram conosco fazendo essa festa momesca.

O Senhor, padre Jocimar, participou ativamente do Carnaval, o que disseram os foliões?

O sentimento era de agradecimento. Os foliões, os jardinenses, agradeceram a festa, o lindo Carnaval, a paz, as bandas e a chuva, que coroou a nossa festa. Portanto, o semblante do folião era de alegria e felicidade por participar do nosso Carnaval.

É amplamente divulgada a crise pela qual passam as prefeituras por todo RN. Foi possível realizar um Carnaval bom e ao mesmo tempo dentro das possibilidades do Município?

Todos sabem as dificuldades das prefeituras com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), com a crise financeira, mas é um compromisso meu, da nossa gestão, pagar em dia as contas da Prefeitura Municipal. O Carnaval foi programado com antecedência para que acontecesse dentro da normalidade. Cumpri meu compromisso ao pagar todas as bandas que subiram ao palco em Jardim do Seridó. Não ficamos devendo nada pra ninguém.



Algumas bandas no Carnaval se destacaram, como Lane Cardoso e Amaraté, além da nossa querida Aryaxé. As atrações deste ano na opinião do senhor agradaram a população?

Agradaram sim, com certeza. Procuramos valorizar os artistas da terra, como a Orquestra de Frevo Jardinense, que é um patrimônio da cidade. Como também, as atrações estaduais, Lane Cardoso e Amaraté. Aryaxé, por exemplo, é uma ótima banda e fez uma boa festa em Jardim do Seridó.

O Bloco Papangus reclama de uma ajuda da Orquestra de Frevo que a prefeitura não patrocinou. Qual é a versão da prefeitura?

A melhor pessoa para responder essa pergunta é o maestro da Banda Euterpe Jardinense, Orilo Segundo. Todos sabem que no dia da saída do Bloco estava chovendo e o maestro estava na sede com a banda pronta, mas houve um contato com a equipe do bloco, a qual disse que não precisava mais da vinda da banda. Mesmo assim, quando o bloco chegou no Corredor da Folia, a Orquestra de Frevo tocou para o público presente.

Passado o Carnaval as atenções se voltam para o IV João Pedro de Jardim do Seridó. Poderemos ter novidades este ano?

É importante ressaltar que a nossa administração inovou e criou a sexta-feira de Carnaval, que até então era privada em nossa cidade. Ainda com relação ao Carnaval, vamos fazer uma avaliação e logo em seguida começar a pensar nas festividades juninas. Iremos traçar as primeiras metas, mas dentro das possibilidades da prefeitura. É interesse nosso fazer mais um grande João Pedro, o qual venha a agregar todos os jardinenses. Vamos aguardar o que vem por aí.

Recentemente o senhor esteve com a Governadora Rosalba e conseguiu a liberação de recursos para a reconstrução da prefeitura e mais um ônibus escolar. Quando vai começar a obra e quando chegará o ônibus?

A visita à governadora foi muito importante, juntamente com o deputado Nelter Queiroz. Entre todos os assuntos, foi tratada a reconstrução da Prefeitura Municipal. Ela prontamente nos falou que em março vem a Jardim do Seridó para fazer a entrega do ônibus escolar e, na ocasião, vai assinar o convênio com a prefeitura para a liberação de 400 mil reais. Estarei indo na próxima segunda-feira (27) a Natal para agendar o dia da vinda da Governadora Rosalba.

Sobre a reforma da Praça Dr. José Augusto, como está o andamento da reforma?

Estamos aguardando a liberação dos recursos junto a Caixa Econômica Federal. É um recurso federal e, em seguida vamos fazer a licitação para nesse início de ano começar a reforma da praça, a qual vai se chamar Manoel Paulino dos Santos, ex-prefeito de Jardim do Seridó.

Jardim do Seridó tem em andamento diversas obras, as quais algumas estão paradas. Qual a previsão de retorno das obras e a justificativa para a paralisação?

A nossa cidade está um canteiro de obras, são recursos do Governo Federal e as empresas estão esperando apenas a liberação desses recursos. A Praça da Baixa da Beleza, por exemplo, vai ser reiniciada e vai ser concluída. Temos a conclusão da pavimentação da Florentino Cunha, cobertura da quadra do Bela vista, as praças do Bairro Esplanada. Todas esperam a liberação dos recursos. Mas em junho boa parte será inaugurada.

Prefeito, essa administração está sendo marcada pela frota de veículos já conseguida pelo senhor. Qual é a importância disso?

Na nossa gestão já adquirimos dois ônibus, vamos receber agora o terceiro, dois carros para a saúde, uma ambulância nova, um trator com implementos agrícolas e vamos conseguir ainda mais para equipar a nossa prefeitura, coisa que nenhuma outra gestão fez. Pelo contrário, na gestão passada, vendiam carros da Prefeitura. Esses veículos vêm servir a coletividade como um todo.

Frota toda renovada, né verdade?

É verdade. Em todas as áreas conseguimos investir. Mostra a preocupação nossa com o desenvolvimento da cidade.

Vamos falar agora, sobre política. Como andam as conversações sobre alianças para o seu projeto político de reeleição?

Temos uma gama de partidos que formam essa coligação conosco, com o PMDB. Temos o PT que está trazendo, através da deputada Fátima Bezerra vários recursos para Jardim, PDT, PV, PC do B, PHS e outros partidos, no qual ainda estamos conversando. Como é o caso do Partido da República (PR). Estamos nos fortalecendo, ouvindo as bases, o povo, a Zona Rural, as associações, a cidade, buscando ouvir as sugestões de cada um.

Dias atrás o senhor manteve uma conversa com Zé da Noite, Presidente local do PR. Qual a possibilidade do PR se aproximar da base aliada?

Estamos ainda em fase de conversações, mas queremos dizer que para nós é motivo de alegria, principalmente pela figura de Zé da Noite em Jardim do Seridó. É um homem honesto, íntegro e de muita capacidade. Temos ainda a afinidade dos dois partidos, no qual somos da base aliada ao governo. O próprio João Maia tem ligação forte no governo Rosalba e com o deputado Henrique Alves. Não vejo problema nenhum. João tem se mostrado bastante aceptível a nossa cidade. Não vejo nenhum impecílio, só se o partido não quiser. As portas estarão sempre abertas. 

Recentemente Jardim do Seridó foi incluído na Emenda de 20 milhões do Deputado João Maia. Seria já uma ligação e uma possibilidade do PR apoiar seu projeto de reeleição?

Agradecemos ao deputado federal João Maia pela ajuda que ele está dando ao povo jardinense, somente a população vai ganhar com o novo abatedouro, sabemos da necessidade da nossa cidade. Um ambiente novo, equipado que venha suprir nossas necessidades.

O próprio João Maia é categórico ao falar que vai ouvir as bases de Jardim do Seridó e vai respeitar as posições de cada cidade, mesmo que o partido mantenha uma aliança estadual. O que o senhor acha da posição dele ao colocar a decisão nas mãos de Zé da Noite?

Acho interessante respeitar as lideranças, a democracia é feita para isso. Somos de partidos, mas temos que ouvir as bases. É importante respeitar o nosso amigo Zé da Noite, para que ele possa tomar a melhor decisão possível e vê qual a melhor posição para o partido. Mas deixo claro que a nossa coligação está de braços abertos para receber o PR e para que ele possa participar da nossa gestão, tenho uma relação muito boa com Zé da Noite e com os aliados do partido que ele preside.

As conversas já foram finalizadas ou ainda há muito que conversar com Zé da Noite?

Vamos nos reunir em breve, estamos conversando, amadurecendo as ideias, afinando os pensamentos e eu acredito que tem tudo para dar certo. Aliança não se constrói do dia para a noite.

O senhor perdeu recentemente dois aliados considerados de “peso”, que estiveram ao seu lado na campanha de 2008. O que está sendo feito para suprir essa lacuna?

A política é muito dinâmica e esse jogo das cadeiras, de uma campanha para a outra, é natural que aconteça. É normal que venham pessoas para o nosso lado e que também saiam da nossa base. Recentemente nós temos uma composição com o PT, que é um partido grande a nível nacional. E em Jardim o PT está fortalecido. Cito o nosso médico, Dr. Anchieta Rodrigues, que tem mais de 30 anos de serviço prestados a Jardim do Seridó, já foi vice-prefeito e tem o reconhecimento do seu povo. Temos nomes de outras pessoas, também, que não estiveram conosco na outra eleição e agora estão. Temos que analisar a política jardinense por dois ângulos: o da divisão das bandeiras, que sempre existiu e o outro de uma gama de votos soltos, que votam em quem lhe agradam, em quem querem. Isso é um panorama geral. 


Esses votos soltos são pessoas intelectuais e independentes?

São os jovens, pessoas independentes, que não se prendem e não gostam de política. Elas podem decidir uma eleição. A campanha que conseguir conquistar essa gama de votos solto com certeza será a vitoriosa.

Padre Jocimar, a origem do Dr. Anchieta, politicamente, é no sistema que hoje é oposição. Como os bacurais jardinenses receberam a notícia de que ele será o seu companheiro de chapa?

A recepção tem sido a melhor possível. A gente vê nas pesquisas internas que ele é o melhor nome para ser o nosso vice. Podemos ver, na festa da Rainha do Carnaval, quando a anunciaram o nome dele, foi muito aplaudido. Já conversei também com muitos bacurais tradicionais, e não existe nenhuma reserva ao nome de Dr. Anchieta. Pelo contrário, ele soma, traz votos e tem serviço prestado. Já fez muito por essa terra e ainda vai fazer muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário