Pages

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Governo assina convênio para receber Olimpíadas Escolares em 2013

O Rio Grande do Norte será cidade-sede da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares em setembro de 2013, para atletas de 12 a 14 anos. Nesta terça-feira (29), às 14h30, a governadora Rosalba Ciarlini assinará o convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Governadoria, para oficializar a realização do evento.

 

A escolha da cidade se deu baseada nos relatórios apresentados, após as visitas de inspeção realizadas no primeiro semestre de 2011, que obedeceu aos critérios de avaliação da Comissão de Vistoria. Diante do relatório, o Comitê Olímpico Brasileiro confirmou a capital potiguar como cidade-sede da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos. À época, Natal concorreu com Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e Aracajú.

A etapa a ser realizada em Natal vai contar com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

Com realização do COB e apoio do Ministério do Esporte, as Olimpíadas Estudantis são um incentivo à pratica esportiva entre os jovens brasileiros, valorizando-os e oferecendo uma nova opção de vida para crianças e adolescentes através do esporte.

Ao todo, participarão do evento mais de cinco mil jovens provenientes de 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal. De acordo com o secretário de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Joacy Bastos, as Olimpíadas Escolares “são o maior projeto do Brasil para as Olimpíadas de 2016 a 2020 e funcionam como o maior cenário para descobrir talentos olímpicos”.

“Esses jogos são o marco da gestão da Governadora, que tem muito apreço pelos desportos. Rosalba Ciarlini está sensível à questão do esporte, teve a coragem de solicitar o maior evento do gênero e disputou com cidades como Campo Grande e Belo Horizonte”, destacou o Secretário.

OLIMPÍADAS ESCOLARES

As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento escolar de rendimento do mundo e o Rio Grande do Norte encerra no próximo mês de junho a etapa regional. As disputas foram iniciadas na segunda quinzena de março com a realização das etapas no Agreste, Oeste, Alto Oeste, região do Vale do Açu, Ipanguaçu, Santa do Matos, Acari e Santa Cruz, estas três últimas ainda a serem disputadas.

Segundo o secretário da Seel, Joacy Bastos, a realização dos jogos no RN significa um reforço não só para o legado esportivo, mas para a economia do estado. Para mensurar, o titular da pasta comentou que é estimado um faturamento de R$ 18 milhões durante os 12 dias de competições no Estado.

“Os jovens e adolescentes que participarão das Olimpíadas trarão os familiares para acompanhar as disputas e isso significará um aquecimento da economia do RN com o fortalecimento do setor de serviços. Para o RN, é uma satisfação muito grande trabalhar com essas crianças. Quanto mais elas se envolverem com o esporte, mais estarão longe das drogas e da criminalidade juvenil”, enfatizou o Secretário.

Joacy Bastos acrescentou que o Governo do RN “sabe da importância da realização das Olimpíadas. Essa foi uma força de vontade política da governadora Rosalba Ciarlini para fazer o Estado não só sediar o evento como também ser o protagonista com boas participações e medalhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário