Pages

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Seca Presidente da Faern se reúne com dirigentes do setor rural do RN para definir ações conjuntas

DSC05319Nesta terça-feira (29) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, se reuniu, na sede da instituição, com os dirigentes da Anorc, Ancoc, Sinproleite e com o agropecuarista Gustavo Rocha, para fazer uma analise das últimas ações tomadas pelas entidades em favor dos produtores rurais do estado, que enfrentam uma das piores secas dos últimos trinta anos.

No encontro, os representantes do setor rural comentaram sobre a reunião com a governadora Rosalba Ciarlini (ocorrida no dia 19 de maio), sobre a redução do preço do milho cobrado pela Conab, sobre a parceria da Faern e da Usina Vale Verde para a comercialização do bagaço de cana e sobre as ações de combate a seca dos governos estadual e federal.

“Analisamos o atual cenário e debatemos sobre novas idéias que poderão ser úteis no combate a seca no interior. Conversamos sobre o encontro com a governadora Rosalba, que se mostrou sensível aos nossos pleitos e que prometeu colocar em prática, o mais rápido possível, as ações emergenciais de combate ao flagelo da seca”, relatou o presidente da Faern, José Vieira.

Fibra

De acordo com o presidente da Anorc, Marcos Teixeira, a reunião também serviu para observar os números da Exposição Agropecuária do Seridó, promovida no último final de semana em Caicó. “Conversamos também sobre a fibra dos produtores do Seridó, que mesmo com toda a problemática da seca, conseguiram abrilhantar o evento. A prova foi o sucesso dos leilões de animais”, explicou Teixeira.

Setor canavieiro pede ações do governo

Nesta terça-feira (29) o presidente da Federação da Agricultura se reuniu com os dirigentes da Coplacana e da Asplan, que pediram o apoio da Faern nas reivindicações em favor do setor canavieiro do Rio Grande do Norte.

Os representantes das instituições pedem, ao Governo do Estado, investimentos na atividade canavieira, criação da Câmara Setorial da Cana, implantação no RN do programa “Terra Pronta” (originário de Pernambuco) e outras ações que podem ajudar a alavancar a atividade canavieira. “Sem medidas rápidas, estaremos perdendo tempo, dinheiro e investimentos em nosso estado”, afirmou o presidente da Asplan, Renato Lima.

Os representantes da Coplacana e Asplan também pediram o apoio da Federação da Agricultura para juntar forças na abordagem da questão da visibilidade do setor da cana no estado. “Queremos que o Governo do Estado fomente o plantio de cana no interior para os pequenos produtores. como fez, com extraordinário resultado, o estado do Pernambuco por meio do programa “Terra Pronta”. Somente assim, minimizaremos o êxodo rural”, finalizou o presidente da Coplacana, Adriano Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário