Pages

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Secretaria Isaura Rosado recebeu a visita de representantes da fotografia potiguar

j13No encontro ficou definido o apoio que a Secultrn/FJA dará no ano de 2013 para os artistas com seminário e exposições mensais

Na manhã desta quinta-feira, 31 de janeiro, a secretaria extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, e a coordenadora do Centro de Produção Cultural da FJA, Kenia Sena, receberam a visita dos representantes do setor fotográfico do Estado, para apresentar a Secretária um panorama atual da fotografia potiguar, o envolvimento do segmento com representantes do RN na Câmara e Colegiado do Setorial das Artes Visuais do Conselho Nacional de Cultura e a entrega de um relatório das atividades realizadas pela Rede Brasileira de Produtores de Fotografia e FotoRN. Estiveram presentes: Henrique José, da ZooN e representante nacional da Rede Brasileira de Produtores de Fotografia; Flávio Aquino, do Coletivo Camafeu; Alex Gurgel, APHOTO; Elisa Else, do Duas Estúdio; e, Paula Fernandes. Lembrando que todos são membros do FOTORN.

Além da apresentação do panorama atual e do trabalho que vem sido desenvolvido na área, foram feitas algumas solicitações de apoio e parceria da Secultrn/FJA. Dentre as demandas expostas a Fundação apontou apoiar: a realização de um seminário para produzir uma publicação sobre notas e apontamentos sobre a história da Fotografia no RN, com mês a ser definido; a realização de várias exposições de fotografia, cerca de 20, com fotógrafos e coletivos diversos espalhados por vários pontos da cidade; e, a galeria do TCP Chico Daniel será dedicada à fotografia durante todo o ano de 2013, no qual, a partir de março, serão realizadas exposições mensais e na programação de abertura os fotógrafos realizarão uma projeção de fotos no auditório, seguida de uma palestra.

Com essas ações a Secultrn/FJA pretende estimular e resgatar a cultura presente no ramo da fotografia, apoiando atividades que preservam os registros visuais da história potiguar e abrindo espaço para novos artistas das lentes. Dando, assim, continuidade ao trabalho iniciado no ano passado com a publicação de livros importantes para a fotografia, como Asas sobre Natal, do célebre fotógrafo João Alves de Melo; exposições, como África Selvagem, de Ricardo Chrisóstomo, na Pinacoteca do Estado, e Agosto da Alegria, na própria galeria do TCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário