Pages

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EMPARN conquista prêmios na Festa do Boi Empresa de pesquisa ganhou nos julgamentos de diversas raças e no torneio leiteiro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), repetindo o sucesso dos anos anteriores, conquistou vários prêmios nos julgamentos e no torneio leiteiro, na 51ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a Festa do Boi 2013, encerrada no último domingo (20), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN. A Empresa levou ao parque uma estrutura para mostrar ao público o trabalho de pesquisa que desenvolve em suas estações experimentais, além de ter distribuído cartilhas, panfletos de orientação técnica, amostras de sementes de sorgo, feijão, milho e girassol.

No julgamento da raça Pardo-Suiça, a EMPARN conquistou o prêmio de “Melhor Expositor”, com 1.441 pontos, e “Melhor Criador”, com 1.400 pontos, com os animais criados na Estação Experimental de Cruzeta, no Seridó potiguar. Tendo como julgador o juiz norte-americano, Larry Tande, com um currículo de mais de 500 exposições como juiz, a empresa de pesquisa agropecuária foi agraciada com prêmios em diversas categorias, com destaque para a Grande Campeã Fêmeas, Grande Campeã Júnior, Grande Campeã Novilha, Reservada Grande Campeã Fêmeas, Terceira Melhor Fêmea Jovem, Úbere Jovem e 1º Prêmio Progênie de Mãe. A Grande Campeã Júnior foi o animal “EMPARN Juliana Denver”.  

   

Nas raças zebuínas Gir e Guzerá, criadas na Fazenda Rockfeller em São Gonçalo do Amarante, a EMPARN conquistou também diversos prêmios. Na raça Gir, a Empresa de pesquisa obteve o prêmio de “Melhor Criador”, com 825 pontos, e o segundo lugar como “Melhor Expositor”, com 809 pontos. O juiz Fábio Miziara concedeu à Empresa os seguintes principais prêmios: Campeã Bezerra, Reservada Grande Campeã Vaca Adulta e Reservado Grande Campeão Touro Adulto. Na raça Guzerá a EMPARN conquistou os prêmios de “Melhor Expositor”, com 1.484 pontos e “Melhor Criador”, com 1.420 pontos, destacando-se as treze premiações de Grande Campeão(eã), Campeão(eã), Reservado(a) campeão(eã) em várias categorias.

No Torneio Leiteiro das Raças  Guzerá e Gir, os animais da EMPARN também conquistaram diversos prêmios, em reconhecimento às pesquisas realizadas nas estações experimentais. O grande destaque ficou para a vaca EMPARN Roma, o Melhor Úbere e a Campeã da Raça Gir, com 44,20 Kg de leite, em três ordenhas, batendo o recorde da Festa do Boi para a raça. Também foi premiada com a Reservada Campeã, com a vaca Sophia TE da EMPARN, com 37,99 Kg de leite. Na Raça Guzerá Leiteiro, a EMPARN ficou com o prêmio de Melhor Úbere e o 3º Prêmio em produção de leite, que foi para a vaca Bacana da EMPARN. A vaca Campeã foi Cristal da EMPARN, do criador Murilo Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário