Pages

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pesquisadores da EMPARN lançam publicação na Festa do Boi Pesquisa aborda o xiquexique e mandacaru na alimentação animal

Um grupo de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) lançou uma publicação com os resultados de pesquisas, que aborda o tema Xiquexique e Mandacaru na Alimentação Animal, tendo à frente o presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros da Silva e os pesquisadores Guilherme Ferreira da Costa Lima, Emerson Moreira de Aguiar e Margareth Maria Teles Rego. O lançamento ocorreu na manhã da última quarta-feira durante  solenidade presidida pela governadora Rosalba Ciarlini, no parque de exposições de Parnamirim – Festa do Boi 2013 - com várias ações do governo do estado.

A utilização do xiquexique e do mandacaru na alimentação animal é uma tradição no Nordeste. Segundo o pesquisador José Geraldo, “no semiárido brasileiro, a maioria dos sistemas de produção animal tem a vegetação de caatinga como principal suporte forrageiro dos ruminantes”. Acrescenta ainda que “um dos principais desafios das empresas de pesquisa e universidades da região, é o da identificação de espécies nativas e introduzidas capazes de garantir a formação dessas reservas forrageiras que viabilizem a alimentação dos rebanhos no período seco”.

Desde 1994, portanto há quase 20 anos, a EMPARN vem desenvolvendo pesquisas em parceria com a Embrapa Semiárido, UFRN, UFRPE, UFPB e Banco do Nordeste, envolvendo a utilização das cactáceas nativas xiquexique e mandacaru na alimentação de ruminantes. O documento lançado na última quarta-feira (16) apresenta os resultados obtidos nos ensaios de desempenho com bovinos, caprinos e ovinos, utilizando dietas com variadas participações dessas cactáceas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário