Pages

domingo, 21 de novembro de 2010

Novo efetivo é esperança de renascimento da Polícia Civil

Nesta semana, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte ganhou um aumento de 40% no seu efetivo. Este é o maior reforço feito de uma só vez na instituição que nos últimos anos vem sofrendo com a falta de policiais e estrutura, principalmente no interior do Estado. Por esse motivo, a cúpula da segurança pública comemora a conclusão da formação de novos delegados, agentes e escrivães como sendo a esperança de renascimento da Polícia Civil.
"O nosso maior ganho será o salto de qualidade e produtividade. A partir de agora, vamos ter condições de atender as demandas de serviço. Podemos dizer que a Polícia Civil vai renascer", aposta o delegado geral Elias Nobre.
Ele explica que a entrada destes novos policiais é a maior vitória da instituição, desde que ela foi criada, no ano de 1987. Para se ter uma ideia, o últim concurso para agente havia sido realizado há dez anos. Já para o cargo de delegado a defasagem era ainda maior, tendo em vista que a última turma tinha entrado 14 anos atrás.

Foto: Thyago Macedo

Policiais tiveram treinamento durante quatro meses e estão prontos para trabalhar.

Atualmente, a Delegacia Geral da Polícia Civil dispõe de 1.400 policiais, sendo apenas 144 delegados. O número é destoante para a quantidade de municípios no Estado. O próprio delegado Elias Nobre reconhece essa dificuldade. "O Rio Grande do Norte tem 65 comarcas e existem delegados em apenas 25 delas", afirma.
Para Elias Nobre, com a entrada de 90 novos delegados, 320 agentes e 137 escrivães, será possível preencher essa lacuna. "Vamos colocar uma equipe da Polícia Civil em cada comarca e criar outras delegacias regionais, onde a demanda populacional cresceu, juntamente como a criminalidade", ressalta.

Foto: Elpídio Junior

Delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre.

O delegado geral citou como exemplo a criação de uma Divisão Especializada em Homicídios, que terá uma filia em Mossoró. Já em Currais Novos, a Degepol pretende criar uma Delegacia Regional. "Precisamos fortalecer a segurança no interior, esse é o objetivo".
Desde o ano passado, a Secretaria Estadual de Segurança Pública tenta concluir o concurso público da Polícia Civil. O certame foi realizado e, nesta semana, após quatro meses de formação, a Delegacia Geral realizou a cerimônia de conclusão do curso. Agora, os novos delegados, agentes e escrivães esperam a homologação e a nomeação. Isso deve ser feito até janeiro.

fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário