Pages

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Se consumida de forma adequada, água pode ajudar a prevenir doenças

image Metabolismo corporal depende essencialmente do líquido, uma vez que a água compõe 70% do organismo.

Será possível hidratar o corpo, combater doenças, emagrecer, melhorar a pele e mesmo prevenir problemas cardíacos com um único “remédio”? Pois é, a água pode ser eficiente para tudo isso, basta consumi-la de forma adequada.
Beber água ou líquido gelado logo após o almoço, por exemplo, solidifica a gordura ingerida, o que retardada a digestão e faz o corpo acumular gordura. Ela também pode, neste caso, diminuir a concentração de ácido clorídrico, responsável pela absorção dos nutrientes. Para acompanhar as refeições, são recomendados líquidos de mornos a quentes, dependendo do clima da região. A prática já é apreciada no Oriente, onde os chás dão lugar aos sucos.

Por outro lado, se ingerida logo pela manhã, ao acordar, a água ajuda a ativar os órgãos internos e pode até ajudar no tratamento de doenças – como dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, bronquite e distúrbios menstruais. Ainda assim, a prática não é totalmente recomendada para quem não pode esperar entre meia e uma hora para tomar café da manhã.
De acordo com a nutricionista Fátima Nunes, para estas pessoas, o recomendado é consumir frutas agüentas na primeira refeição do dia, a exemplo do abacaxi. Ao longo do dia, então, a dica é consumir água constantemente: no trabalho, um copinho a cada meia hora é suficiente para suprir as necessidades corporais.
“O que não pode é as pessoas seguirem recomendações como ‘é preciso beber água em jejum’ totalmente à risca. É importante, sim, mas isso também não quer dizer que você vá beber muitos copos d’água logo cedo como se isso fosse suprir a demanda do seu corpo”, Fátima Nunes recomenda.

Ela explica que a desidratação pode ser tão prejudicial à saúde quando a hiper-hidratação. Isso também porque, com esta última, a tendência é que o corpo elimine parte dos eletrodos presentes no líquido através da urina. Isto, por sua vez, aumenta os riscos de problemas cardíacos. É preciso, portanto, tomar água de forma parcimoniosa e constante ao longo do dia.
Para emagrecer, a dica é beber chá verde concentrado adicionado de água. Isto porque serão consumidas as propriedades do chá, bem como o líquido vai ajudar a absorção destes componentes. “Entre 70 e 80% do nosso corpo é água, então ela participa de todas as reações químicas que ocorrem no organismo. Seu consumo, então, é benéfico ao funcionamento de todos os órgãos. Por isso, sentimos o efeito de qualquer desequilíbrio”, afirma a nutricionista.
O simples fato de beber um copo d’água pode ser suficiente para acabar com uma dor de cabeça, visto que a dor pode ser fruto de desidratação. Ela também pode ser importante para combater as cólicas, visto que estas dores se dão pela tensão da concentração do sangue. A água, então, serve para diminuir a concentração sanguínea.

Entre as propriedades do líquido está ainda a possibilidade de prevenir o câncer. Isto porque a água auxilia na absorção de compostos anti-cancerígenos encontrados nos alimentos, como aqueles presentes na linhaça. Aliás, sem água, as fibras alimentares não passariam de um bolo no estômago.
A nutricionista Fátima Nunes começou a estudar a influência da água no metabolismo depois que passou a receber pacientes que se queixavam de dores abdominais, mas não tinham nenhum indicativo de outros problemas. Ela passou então a perceber que muitos dos pacientes não ingeriam, ao longo do dia, água de forma indicada ou em doses insuficientes.

Água de qualidade

Para ter efeito positivo, entretanto, a água precisa ter boa qualidade. Em suas pesquisas, Fátima descobriu que existem no mercado marcas com substâncias mais ácidas ou mais básicas. Quanto mais baixo o PH, mais ácida e, consequentemente, mais problemas pode acarretar à saúde. O ideal é que o PH seja neutro (7) ou fique um pouco acima desta medida.
Os cuidados com o armazenamento e transporte dos garrafões também devem ser observados. Dependendo de como isto é feito, o sol reage com o plástico e gera uma substância chamada dioxina, que é tóxica. É por este mesmo motivo que não se pode esquentar mamadeira de crianças no microondas ou que não é recomendada ingestão de água de coco vendida em garrafas plásticas – caso elas não sejam armazenadas em local apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário