Pages

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RN busca parcerias com Governo do Canadá

Consul do..A governadora Rosalba Ciarlini recebeu nesta quinta-feira (19), a Cônsul do Canadá, Elise Racicot, e o responsável pelo Escritório Comercial do Governo do Canadá em Recife, Tim Hoppkins. No encontro, os principais assuntos discutidos foram parcerias nas áreas de mobilidade, educação, Copa do Mundo e infraestrutura.

De acordo com Elise Racicot, o Canadá desenvolve atualmente pesquisas no campo de nanotecnologias aplicadas ao aproveitamento de energia solar. “Nessa pesquisa contamos com recursos do Governo Federal brasileiro e do Governo canadense para incentivar os pesquisadores, e o RN pode também ser um dos nossos parceiros”, disse a cônsul.

O secretário Chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, lembrou de uma tradicional parceria que o Rio Grande do Norte já teve com a Universidade de Toronto, extinta nos últimos anos. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, acordos como esse devem ser retomados. “São parcerias importantes e muito benéficas que não deviam acabar. Temos que retomar esse laço”, afirmou a governadora.

De acordo com Rosalba Ciarlini, a expectativa do Rio Grande do Norte com a visita é obter bons resultados no futuros. “Espero que possamos realmente construir parcerias produtivas, principalmente no que diz respeito à educação e ao melhoramento do nível de ensino no estado”, disse.

“Tenho inclusive um interesse pessoal em direcionar projetos para a Escola de Governo, pois eu mesma estudei na Escola de Administração Pública no Quebec”, afirmou Racicot.

Além da educação, parcerias no setor de mineração e formas de escoar a produção de frutas, minério e sal do estado também foram discutidas. “O próximo passo para o Rio Grande do Norte é a ferrovia, é uma maneira ágil e barata de transporte e precisamos disso”, disse a governadora.

Também participaram da reunião a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, o secretário de estado adjunto do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens, Demétrio Torres e a secretária de estado da Educação, Betânia Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário