Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SESAP se reúne com ministério da saúde para criar ações de melhorias no estado

imageSe o ministro Alexandre Padilha aprovar, o Rio Grande do Norte vai receber R$ 4 milhões

Desde terça-feira (17), a Secretária Estadual de Saúde Pública (Sesap) e os representantes do Ministério da Saúde estão reunidos em Natal para decidir a estruturação da Rede de Atenção às Urgências no Rio Grande do Norte.

Ela é constituída pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (Upa) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas de atenção hospitalar e domiciliar.

A Rede faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, instituída pela portaria nº 1.600, de julho de 2011, pelo Ministério da Saúde. De acordo com o secretário de saúde do estado, Domício Arruda, o objetivo dessa reunião é a criação do plano de ações para as melhorias dos atendimentos da saúde no estado.

O foco principal será trazer medidas para desafogar a superlotação do hospital Walfredo Gurgel, que está com, aproximadamente, 60 pacientes nos corredores. O hospital vai aderir ao SOS emergência, ação estratégica para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a reunião decidirá a criação da Central de Controles de Vagas em hospitais, que tem o intuito de unificar o atendimento público e privado. Outra medida é a regulação dos leitos dos hospitais da rede privada para o Sistema Único de Saúde, que não estão sendo utilizados de forma correta. Segundo o secretário, o estado quer conseguir 100 leitos para os hospitais públicos através da rede privada que dificulta essa ação.

Os três representantes do ministério estão em Natal para saber se o estado pode receber os recursos para a saúde e aprovar o plano de ação.

Se o ministro Alexandre Padilha aprovar, o Rio Grande do Norte vai receber R$ 4 milhões.

De acordo com o secretário, os recursos vão ser entregues no mês de fevereiro e serão utilizados para a compra de novos equipamentos para os hospitais.

A Sesap também pretende criar um comitê gestor de atenção às urgências, composto por representantes da Sesap (coordenações de planejamento, hospitalar, recursos humanos, promoção à saúde e SAMU), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) e o Ministério da Saúde.

A reunião vai terminar amanhã e conta com secretário de estado da saúde junto com a secretária adjunta Dorinha Burlamaqui, a coordenadora geral de regulação e avaliação do Ministério da Saúde, Bianca Veloso, além de outros representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Natal, Cosems e diretores de hospitais estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário