Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pró-Sertão incentiva funcionamento de 25 facções em Santana do Seridó, Parelhas e Equador

REUNIÃO PRÓ-SERTÃO SANTANA DO SERIDÓ E UPCONFEC (1)

O potencial de desenvolvimento do programa Pró-Sertão continua atraindo o interesse das prefeituras e dos empreendedores do interior do Rio Grande do Norte. Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23) entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, o prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes, o programa do Governo do Estado foi apontado por empresários – também presentes ao encontro – como um importante diferencial para ocupação da mão-de-obra e incentivo ao empreendedorismo local.

Com a expectativa de empregar e qualificar a população para trabalhar nas facções do Pró-Sertão, o prefeito Adriano Gomes e empresários do setor apresentaram ao secretário Silvio Torquato como está sendo feito o planejamento das empresas e da Prefeitura Municipal. Atualmente a cidade já conta com facção em funcionamento produzindo para empresas do Pró-Sertão, mais de 50 pessoas qualificadas e cerca de quatro novas facções aptas a serem integradas ao Programa.

Para Silvio Torquato o exemplo dos empresários de Santana do Seridó, Equador e Parelhas, que estão se associando com a criação da União Potiguar de Confeccionistas (UPCONFEC), é uma demonstração clara dos benefícios que o Pró-Sertão traz para a economia do interior. “Ao criar o Pró-Sertão, o Governo do Estado incentivou uma vocação econômica do setor têxtil e garantiu que todos os municípios e empreendedores do RN pudessem ter a oportunidade de trabalhar em parceria com grandes grupos empresariais. Hoje temos um ambiente de negócios completo e com perspectivas positivas de crescimento”.

De acordo com Eva Panicio, empresária do setor de facções e presidente da UPCONFEC, os municípios de Santana do Seridó, Equador e Parelhas, possuem 300 pessoas qualificadas e com curso em andamento para serem empregadas em 25 novas facções da região.

A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) é que somente este ano 2.500 pessoas sejam qualificadas para trabalhar nas unidades de facções em diversos municípios do RN.

Criado pelo Governo do Estado, por meio da SEDEC, em parceria com a Federação das Indústrias do RN (FIERN) e SEBRAE/RN a estimativa do Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (Pró-Sertão) é que 360 novas facções sejam instaladas até 2018 com a geração de 20.000 postos de trabalho em todo o interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário