Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SESAP realizará estudo técnico sobre custeio de despesas do Hospital de Currais Novos

Prefeitos do Seridó participaram durante toda a manhã desta quarta-feira (22) de reunião com o secretário estadual de saúde pública, Dr. Luiz Roberto Fonseca, em Natal, para discutirem ações que promovam a melhoria na emergência do Hospital Regional “Mariano Coelho”, que atende toda a região do Seridó. Os prefeitos destacaram alguns problemas da unidade de saúde e sugeriram soluções para a “porta de entrada” da unidade. A SESAP afirmou que um dos principais problemas enfrentados pelo HRMC é a utilização da urgência como ambulatório, atendimento básico que deveria estar sendo realizado de forma eficiente na atenção básica dos municípios. “Este Hospital possui característica macrorregional e possui uma das melhores estruturas do Estado”, afirmou Dr. Luiz Roberto, que também destacou a contratação de profissionais aprovados em concurso público para o fortalecimento dos serviços no hospital. O prefeito Vilton Cunha disse que a pactuação dos municípios que utilizam a urgência do Hospital é importante para a divisão das despesas. “Devemos nos unir para o bem de todos que utilizam o Hospital”, afirmou. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, alguns municípios que “invadem” ou ultrapassam o limite da Programação Pactuada Integrada (PPI), não repassam os valores excedidos, e com a nova pactuação determinada após estudo técnico realizado pela equipe da secretaria, os municípios irão repassar os valores referentes a todos os procedimentos efetivados. A SESAP através das equipes da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) e da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS) terão 30 dias para realizar um levantamento do impacto do remanejamento da verba para estes municípios dentro da PPI. O estudo será apresentado para análise dos prefeitos e, caso todos concordem, segue para posterior homologação. A proposta, portanto, é rever a Programação Pactuada Integrada (PPI) de acordo com a demanda de atendimentos de cada município e repassar recursos para Currais Novos, para a contratação de clínicos gerais, como forma de garantir o atendimento ambulatorial na porta de entrada do hospital.

 

Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Currais Novos, Vilton Cunha; Acari, Isaías Cabral; Bodó, Francisco Santos (Tinhá); Carnaúba dos Dantas, Sérgio Eduardo; Cruzeta, Erivanaldo Dantas; Cerro Corá, Raimundo Marcelino; Florânia, Janúncio Júnior; Lagoa Nova, João Maria Assunção; Santana do Seridó, Adriano Gomes; e Tenente Laurentino, Francisco Dantas. O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, e o controlador do município e presidente da Fundação Pe. João Maria, Hênio Othon, também participaram da reunião.

UPA


O prefeito Vilton Cunha aproveitou a viagem à Natal para visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Macaíba, unidade inaugurada há pouco mais de seis meses e que atende cerca de 200 pessoas diariamente. Vilton esteve acompanhado do vice-prefeito João Gustavo e do controlador do município, Hênio Othon, que puderam conhecer as instalações da UPA que é referência na zona metropolitana da capital. A direção da unidade mostrou todas as instalações e serviços prestados na unidade que é do tipo 3, e atende serviços de urgência e emergência. Vilton elogiou a infraestrutura e a dinâmica dos serviços, como o acolhimento e triagem dos pacientes. “A visita foi importante para conhecermos o funcionamento de uma UPA, e assim, adquirimos informações e experiências para planejarmos nossas ações de saúde com a excelência que a população exige”, disse Vilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário