Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

DIRETORES DE ESCOLAS VÃO CONHECER FUNCIONAMENTO DO PROERD E RONDA ESCOLAR

A Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas (Cipred) promoverá nesta quarta-feira, 30, reunião com diretores que desejem ver as escolas que dirigem contempladas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e com a Ronda Escolar.

A Cipred é uma unidade da Polícia Militar criada para promover um policiamento proativo junto à comunidade escolar.

O Proerd teve sua origem nos Estados Unidos, em 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, contando com seis currículos que vão da pré-escola ao currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.

No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte, chegou em 2002 e já beneficiou cerca de 130 mil jovens de escolas públicas e privadas. Atualmente, o efetivo de policiais militares instrutores fazem parte da Cipred, criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro, sendo a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, educadores, estudantes, pais e comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

A Cipred solicita aos diretores das escolas interessadas que enviem e-mail com o nome do representante do estabelecimento que participará do encontro, para o cipredpm@yahoo.com.br, além de levar ao evento ofício que traduza os anseios e expectativas sobre a Cipred e, consequentemente, o Proerd e a Ronda Escolar.

A reunião da Cipred com representantes de estabelecimentos de ensino será às 9 horas, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, com presenças do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

João Ricardo Correia – Assessor de Imprensa da Sesed

Nenhum comentário:

Postar um comentário