Pages

terça-feira, 29 de março de 2011

Presidente da Faern debaterá mudanças no Código Florestal com Aldo Rebelo

Nesta terça-feira (29), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, acompanha o deputado federal Henrique Eduardo Alves no encontro promovido pelo parlamentar com o deputado Aldo Rebelo, relator do texto sobre o novo Código Florestal Brasileiro, que deverá entrar em votação no começo de abril.

Na reunião, que deverá contar também com a bancada do PMDB na Câmara Federal, o presidente da Faern discutirá sobre os pontos polêmicos no texto no novo código. De acordo com Vieira, esses pontos versam sobre alterações que podem acarretar em um grande prejuízo para os produtores de camarão do estado e também aos profissionais que trabalham com o turismo nas dunas potiguares.

O presidente da Faern disse que a carcinicultura irá ser penalizada se o novo código não for corrigido no ponto em que discorre sobre a substituição dos termos “matas ciliares” e “florestas” pela palavra “áreas”, nas margens dos rios. “Com essa medida, ocorrerá diminuição nas áreas produtivas à margem dos cursos de água salgada, inviabilizando a produção nesses locais”, explicou Vieira.

Turismo em perigo

O presidente da Federação da Agricultura também explicou que conversará com Aldo Rebelo sobre a questão da interdição total das dunas para o turismo. “Esses locais já sofrem com as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina um limite de 20% para atividades turísticas. Agora, com esses pontos do novo código, nem esses 20% serão permitidos. As dunas ficarão engessadas. O Conama irá enterrar nosso turismo”, ressaltou Vieira.

“Se tudo correr bem, na quarta-feira (30), trarei boas notícias para os produtores de camarão do estado e para os empreendedores do turismo nas dunas. Espero que o relator Aldo Rebelo entenda os nossos questionamentos e veja que estamos lutando por duas atividades importantes da nossa região Nordeste”, finalizou José Vieira.

Com reportagem de Paulo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário