Pages

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Garibaldi participa de encontro com secretário nacional da Pesca sobre uso de Terminal Pesqueiro do RN

O senador Garibaldi Filho acompanhou a visita do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Davidson Franklin, na manhã desta sexta-feira (10), ao Rio Grande do Norte. A comitiva ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) veio conhecer a estrutura do Terminal Pesqueiro e tratar de uma possível cessão da área ao Estado.

A proposta é passar para o Estado assumir o equipamento e abrir licitação para uma empresa privado administrar o terminal, na condição de concluir a obra - paralisada há cinco anos - e quitar os débitos pendentes. Para que isso seja possível, é necessário um acordo sob análise da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).


Para o senador Garibaldi, o uso do Terminal Pesqueiro possui urgência, principalmente para a economia do RN. Ele destacou a importância e potencial pesqueiro do estado, setor este que vem sofrendo com a falta de infraestrutura.

“Sabemos que o nosso litoral possui um grande atrativo para investidores, pois temos peixes muito procurados, como é o caso do atum. Acredito que esse potencial não é explorado de maneira adequada, pois as empresas não se sentem atraídas a vir para Natal. Com a ativação desse  terminal, o cenário muda”, disse.

Após a visita ao Terminal Pesqueiro, a comitiva seguiu para o escritório regional da SPU, onde foi recebida pelo superintendente Esdras Alves. Participaram da reunião ainda o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Flávio Azevedo, o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Rio Grande do , Saint´Clair Câmara, e técnicos dos órgãos envolvidos.


Garibaldi ressaltou a produtividade do encontro, destacando que: “Apesar de ser um grupo de trabalho informal, avançamos no diálogo e adiantamos alguns pontos que agora ficam a cargo dos órgãos envolvidos e do interesse de selar este convênio. O importante é ter iniciado esta conversa o quanto antes para colocar em uso o terminal”. 

Nenhum comentário: