Pages

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Governo entrega equipamentos e máquinas agrícolas ao Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina

Equipamentos Pecuária Leiteira (2)O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape/RN e do Projeto Governo Cidadão (Banco Mundial) realiza, nesta sexta-feira (19), a entrega de equipamentos e máquinas agrícolas destinados ao Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Rio Grande do Norte.

Para o secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha, a entrega do maquinário será um marco no desenvolvimento da produção leiteira do estado, em especial nas regiões mais castigadas pela estiagem. “A importância desse investimento é gigante, principalmente para o pequeno agricultor e agricultor familiar, que não têm condições de investir em tecnologia, sendo os mais prejudicados com a seca. A partir de agora eles terão condições de manter seus rebanhos e melhorarem suas produções”, enfatiza Saldanha.

“Este projeto contempla todo ciclo da pecuária leiteira. Vamos atender todos os produtores cadastrados no Programa do Leite e capacita-los. Eles terão acesso a toda estrutura do Centro de Treinamento para formação de inseminadores e melhoramento genético do rebanho”, afirma Vagner Araújo, secretário da Sethas e coordenador do Projeto Governo Cidadão.

O projeto conta com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – Emater, responsáveis por todo o suporte técnico e logístico para melhor utilização desse material nas regionais.

A estimativa é que sejam beneficiados cerca de 2.500 produtores, cadastrados no Programa Leite Potiguar. O Governo do RN investiu R$ 14.612.477,20 para implementação de toda a ação. A entrega dos equipamentos acontece nesta sexta-feira, dia 19, às 9h, na Fazenda da Emparn, localizada no Jiqui, em Parnamirim/RN.

O Projeto

O Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Rio Grande do Norte tem por objetivo o desenvolvimento do setor pecuário leiteiro do estado, por meio de ações como a oferta de volumoso: disponibilização de feno a preço subsidiado, distribuição de sementes de palma forrageira e produção de silagem. A melhoria da qualidade do leite é prioridade no projeto, uma vez que serão distribuídos tanques de resfriamento coletivo, com vistas à adequação a IN 62/2011 doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. A ação também contempla o melhoramento genético do rebanho bovino, a partir da estruturação do primeiro centro de treinamento para formação de inseminadores, distribuição de kits de inseminação artificial para bovinos.  Prevê melhoramento genético do rebanho caprino, por meio de um programa de inseminação de cabras leiteiras, distribuição de reprodutores e formação de inseminadores de cabra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário