Pages

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Produtores veem na palma forrageira a salvação para este largo período de seca

Entrega de palmas em Angicos (6)Salvação. É assim que o pecuarista José Raimundo da Costa que há dez anos cria gado e há sete sofre com a seca, resumiu a entrega das raquetes de palmas que aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), na Associação dos Pequenos Agropecuários de Angicos.

“Eu só tenho que juntar as mãos e agradecer, primeiro à Deus, e depois ao nosso Governo por estar ajudando mais aos produtores que são tão sofridos. Essa é a grande esperança para alimentar nossos animais nessa seca sem fim, que tudo é seco, tudo é morto. E agora vocês nos dão vida!”, disse emocionado o pecuarista José Raimundo.

O secretário da SETHAS e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo, explicou que neste Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira, o Governo do RN está investindo mais de R$ 14,5 milhões. “Na semana passada entregamos equipamentos agrícolas, equipamentos laboratoriais como tanques de sêmen, tudo isso, vai fomentar a pesquisa e a extensão onde os maiores beneficiários são produtores que Programa do Leite”, disse.

A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira no RN, por meio do Governo Cidadão, através do Acordo de empréstimo com o Banco Mundial, entregou - somente na solenidade de hoje - 80.000 raquetes, sendo 800 mudas para cada produtor dos municípios que fazem parte da Regional Assú.

A partir de agora, os produtores beneficiados receberão aulas de campo com técnicos da Emparn para aprenderem o plantio e manutenção das palmas forrageiras.

“Através do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira, o Governo do RN está dando todo aparato para que cada um de vocês, produtores, possam plantar e ter sucesso. E daqui a algum tempo, vocês serão multiplicadores pois repassarão para aquele vizinho, aquele amigo que precisar para alimentar seu rebanho”, arrematou o presidente da Emparn, Alexandre Vanderley.

Com o investimento de R$ 724 mil, serão distribuídas, no total, 2,7 milhões de raquetes de palma dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e Miúda, espécies mais resistentes à praga cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae).  Nesse primeiro momento Está sendo feita a entrega de 1,4 milhão de unidades, benefício para cerca de 1.700 produtores rurais das regionais de Assú, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.  Em uma segunda etapa, outras 1,3 milhão de raquetes serão repassadas, assim que o processo licitatório for finalizado, o que deverá ocorrer em breve.

Participaram do evento o chefe de gabinete da Sape, Rodrigo Maranhão; o gestor regional da Emater Assú, Valmiro Silva; o prefeito de Angicos, Deusdete Barros e de Lajes, José Marques Fernandes, técnicos da Emater e Emparn, associações rurais, além de agricultores regionais.

Fotos: João Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário