Pages

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Teste de Aptidão Física será reaplicado para candidatos a agente penitenciário com deficiência

O Instituto de Desenvolvimento Cultural, Educacional e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pelo concurso dos agentes penitenciários do Estado, está convocando os candidatos com deficiência para reaplicação do Teste de Aptidão Física (TAF). O comunicado atende decisão judicial após Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN). As provas acontecerão nesta sexta-feira (19), às 7h30, no CAIC Cidade da Esperança.

A reaplicação do TAF havia sido solicitada pelo Núcleo de Tutelas Coletivas da Defensoria após ter sido verificado um erro no Edital do concurso que não previa exames adaptados para os candidatos com deficiência. O comunicado publicado no site do Idecan registra que “em razão da natureza da decisão judicial objeto da presente convocação, os testes dessa etapa serão adaptados às deficiências dos candidatos contidos neste Edital”. A lista com os candidatos convocados está disponível no site do Instituto com as orientações para participação.

Os candidatos terão que realizar: Flexão de braços na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino; b. Isometria na barra fixa, somente para os candidatos do sexo feminino; c. Impulsão Horizontal, para todos os candidatos; d. Flexão abdominal, para todos os candidatos; e corrida de 12 (doze) minutos, para todos os candidatos.

“Os candidatos que realizarem o novo TAF e forem considerados aptos terão o direito de participar de uma nova turma do curso de formação. Nesse caso, a decisão judicial também determina adaptação do curso para as limitações de cada agente. Com a finalização do curso, os candidatos poderão ser nomeados e empossados, visto que há garantia de vagas para os mesmos”, explica a defensora pública Claudia Carvalho Queiroz, responsável pela ação.

O Teste de Aptidão Física, conforme a Lei Complementar Estadual nº. 566, de 19 de janeiro de 2016, é de caráter eliminatório e verificará se o candidato tem condições para suportar o treinamento a que será submetido durante o curso de formação, bem como para o exercício permanente das atividades inerentes ao cargo de Agente Penitenciário.

SERVIÇO

O que: Novo Teste de Aptidão Física para candidatos com deficiência do Concurso para Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte

Quando: 19 de janeiro de 2018, às 7h30 (chegar 30 minutos antes)

Onde: Caic Cidade da Esperança, Av Jerônimo Câmara, S/N, Lagoa Nova

O que levar: Documento de Identidade Original, Atestado Médico (original ou cópia autenticada em cartório).

Mais informações: www.idecan.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário