Pages

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo - Portugal aplica a maior goleada da Copa: 7 a 0

image Portugal fez o que o Brasil não conseguiu. Após empatar por 0 a 0 com a Costa do Marfim em sua estreia na Copa do Mundo, a seleção comandada por Carlos Queiroz aproveitou a ousadia da Coreia do Norte para aplicar a maior goleada do torneio até então: 7 a 0. O jogo foi disputado no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, nesta segunda-feira.

Com o resultado, Portugal ficou em boa situação para avançar às oitavas de final do Mundial. Os lusitanos estão na segunda colocação do grupo G e têm 4 pontos, contra 1 da Costa do Marfim e nenhum da lanterna Coreia do Norte. Na próxima sexta-feira, definirão a liderança da chave com o Brasil (6 pontos), em Durban. Norte-coreanos e marfinenses irão se enfrentar em Nelspruit, no mesmo dia.

O jogo - A Coreia do Norte adotou uma postura corajosa depois de dificultar o jogo para o Brasil. O técnico Kim Jong-Hun abdicou da marcação cerrada, na tentativa de surpreender Portugal. Os asiáticos não apelaram sequer para a violência para conter o adversário: não cometeram uma falta sequer em todo o primeiro tempo.

Como era previsível, Portugal assumiu a condição de favorito e partiu para o ataque desde o princípio da partida. O defensor Ricardo Carvalho acertou uma cabeçada na trave logo aos seis minutos. Em seguida, Jong-Hyok quis aproveitar a velocidade da Jabulani e o campo molhado pela chuva para chutar de longa distância. A bola passou próxima da meta.
A boa finalização animou os norte-coreanos. Com boa movimentação dos seus jogadores de frente, a equipe investiu nas conclusões de fora da área. Yong-Jo e Yong-Hak também assustaram o goleiro Ricardo Carvalho. O atacante Jong Tae-Se, o "Rooney asiático", sorria em campo com a desenvoltura de seus companheiros.

Do outro lado, o destaque da seleção portuguesa se mostrava mais incomodado. Cristiano Ronaldo era pouco participativo na primeira etapa. Ainda assim, seu time deu uma resposta ao entusiasmo norte-coreano aos 28 minutos. Raul Meireles recebeu boa assistência de Tiago e finalizou na saída do goleiro Myong-Guk para abrir o placar.

No segundo tempo, a Coreia do Norte pagou pela ousadia. Mais organizado em campo, diante de um adversário que já enfrentava o desgaste, Portugal fez prevalecer a sua superioridade técnica. Tiago obrigou Myong-Guk a defender bem logo no primeiro lance. Aos oito minutos, o segundo gol: Raul Meireles deu boa assistência para Simão Sabrosa, que concluiu entre as pernas do goleiro.

A vantagem no marcador desestabilizou completamente a Coreia do Norte. Aos 10, Portugal ampliou com um bom cruzamento de Fábio Coentrão, para cabeçada certeira de Hugo Almeida. Kim Jong-Hun entrou em ação e trocou Nam-Chol e In-Guk por Kum-Il e Yong-Jun. Não adiantou. Aos 15, Cristiano Ronaldo passou a bola para Tiago completar de chapa para o gol.

Apenas um jogador de Portugal ainda não estava satisfeito com a goleada. Ansioso para também balançar as redes na África do Sul, Cristiano Ronaldo se lamentou bastante quando acertou um chute na trave aos 25 minutos. O técnico Carlos Queiroz também queria aumentar o saldo de gols de sua equipe: substituiu Simão e Hugo Almeida por Duda e Liedson.

O ex-corintiano, então, tornou-se o terceiro brasileiro a marcar um gol na Coreia do Norte na Copa do Mundo de 2010. Agora reserva da seleção de Portugal, Liedson aproveitou a oportunidade de entrar no final do jogo e anotou o seu depois de uma falha de Kwang-Chon.

Havia tempo para mais. Aos 43, Cristiano Ronaldo finalmente encerrou o seu jejum de mais de um ano sem gols por Portugal com uma jogada individual. Em seguida, Tiago cabeceou após levantamento de Fábio Coentrão e fechou a maior goleada do Mundial da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário